BENTLEY SE TORNARÁ UMA MARCA 100% ELÉTRICA EM 2030

As normas ambientais cada vez mais restritivas e os planos de muitos países de acabar com a venda de carros a combustão em questão de algumas décadas, está fazendo com que muitas marcas comecem a elaborar uma estratégia para a eletrificação total em um prazo mais curto do que muitos poderiam imaginar. É o caso da Bentley, que em seu evento ‘Beyond 100’ revelou seu plano futuro para a próxima década e que levará o fabricante britânico a converter-se em uma marca de carros exclusivamente elétricos em 2030.
Segundo os planos que foram divulgados, já em 2026 a marca oferecerá exclusivamente veículos híbridos e elétricos plug-in, desaparecendo de sua linha qualquer versão não eletrificada como as que conta agora. Será um primeiro passo da transição para a grande meta de ser uma marca de luxo de modelos elétricos quando chegar 2030.
Assim, em questão de 10 anos a Bentley pretende reverter completamente a sua linha atual composta por modelos com motores a combustão, como os enormes e bastante poluentes W12 e V8 biturbo, embora as versões híbridas plug-in já tenham começado a surgir acompanhadas de um V6 biturbo, como no caso do Bentley Bentayga Hybrid.
A transição de “maior fabricante mundial de motores a gasolina de 12 cilindros” para uma marca 100% elétrica começará contando com versões híbridas plug-in em todos os sus modelos já em 2023, e o lançamento de seu primeiro veículo elétrico em 2030. Antes disso, já no próximo ano conheceremos dois novos híbridos plug-in, dos quais ainda não há muitos detalhes, mas um deles poderá ser a esperada versão PHEV do Flying Spur.
Além disso, para tornar possível esta rápida adaptação, a marca está investindo em dois novos edifícios dedicados a P+D entre outros projetos, como um centro de testes de veículos. E para dar o exemplo, a Bentley não se limitará a ser simplesmente uma marca de carros elétricos, mas sua aposta na sustentabilidade também chegará ao funcionamento de suas fábricas e aos materiais interiores de seus carros, utilizando “somente materiais de origem sustentável em toda a sua geração atual e a próxima” e deu como exemplo o recente concept Bentley EXP 100 GT, que já apostava nessa filosofia. Com tudo isso, a Bentley quer cumprir seu plano de tornar-se uma marca de luxo líder em mobilidade sustentável.