CANNON CYBERP!CKUP 6X6: UMA BRUTAL PICK-UP REVELADA NA CHINA
De todos os veículos que foram apresentados esta semana no Salão de Shanghai, provavelmente um dos mais espetaculares é a nova Cannon CyberP!ckup 6x6 da Great Wall Motors, um monstro de três eixos que, como podemos ver nas imagens, é realmente imponente.
O modelo foi desenvolvido pela Great Wall e o fabricante Chaojing, e se trata de uma enorme pick-up com um claro enfoque off-road, graças a uma grande altura livre do solo e rodas de 18 polegadas calçadas com grandes pneus todo-terreno Cooper Discoverer AT3, de quase 84 centímetros de altura.
A base deste CyberP!ckup 6x6 é o Shanhai Cannon da GWM, mas neste caso com um terceiro eixo, uma suspensão reforçada ‘Heavy Duty’ e amortecedores de nitrogênio. Destaca-se o fato de que conta também com cinco diferenciais bloqueáveis, de controle eletrônico.
A gigantesca pick-up foi desenvolvida também para poder acomodar não só motores a gasolina ou configurações híbridas plug-in, mas também um sistema de propulsão de célula de combustível e um elétrico, alimentado por baterias.
No caso da versão híbrida plug-in (PHEV) deste monstro off-road, o motor a combustão é um bloco de 3.0 litros V6 biturbo, que vai associado a um motor elétrico, para uma potência combinada de 517 cv, e um generoso torque máximo de 750 Nm.
Embora a marca não tenha especificado a capacidade da bateria desta versão híbrida, anunciou uma autonomia elétrica de 50 quilômetros, supomos que no ciclo de homologação chinês CLTC, mais otimista que o WLTP.
Em termos de design, esta pick-up de cabine dupla lembra modelos como a Toyota Tundra e a RAM 1500, com um ar robusto e rígido, incluindo, por exemplo, um guincho dianteiro de alumínio, largos arcos de roda e uma curiosa portinhola traseira dupla para a caçamba de carga que se abre na proporção 60:40.
Apesar do seu aspecto, a mídia especializada assegura que esta selvageria de seis rodas e três eixos deverá chegar à produção. A revista australiana CarExpert afirma que a pick-up já foi homologada e a empresa planeja também uma versão 4x4, de dois eixos.