DACIA DUSTER FISKAL: UM SUV TRANSFORMADO EM VEÍCULO COMERCIAL

É raro que um SUV seja oferecido como um veículo comercial e ao mesmo tempo um modelo de passageiros, mas o pessoal da Dacia imaginou o novo Duster também como um modelo destinado ao transporte e com sua capacidade acrescida. Conta com uma altura maior do solo e pode enfrentar terrenos um pouco mais difíceis, chegando a lugares completamente diferentes do ambiente urbano.
Assim é o Dacia Duster Fiskal, a versão comercial com as laterais cobertas por painéis que é oferecido como uma alternativa a mais aos profissionais do setor de serviços. Uma versão do novo Duster que se une aos já disponíveis Sandero Fiskal e Logan MCV Fiskal, que em princípio estará disponível somente na Áustria, onde a primeira geração do modelo também teve uma versão comercial à venda nesse país europeu.
Comparado com o Duster convencional, a versão Fiskal não conta com os bancos traseiros, aumentando assim o volume destinado à carga e conseguindo uma superfície total de 1.64 metros podendo dispor de até 1.636 litros no caso da versão de duas rodas motrizes - tração dianteira - ou um pouco menor, com 1.604 litros se a opção for a versão com tração nas quatro rodas.
O desenho exterior também varia. Os vidros traseiros foram eliminados e foram substituídos por painéis de chapa, embora a tampa traseira mantenha seu vidro vigia. Além disso, conta com uma uma rede que divide o habitáculo dos lugares dianteiros da parte de carga, ao mesmo tempo em que o interior das janelas traseiras foi revestido com um tecido.
Em relação aos outros modelos comerciais que contam com portas traseiras corrediças e são totalmente cobertos por painéis, o Duster Fiskal mantém suas portas traseiras convencionais, facilitando assim as operações de carga e descarga. O solo do porta-malas carece do piso convencional têxtil, que foi substituído por um painel de chapa antideslizante, além de contar com argolas para fixar a carga nas oscilações da condução.
A oferta mecânica dessa versão é a mesma do modelo convencional, incluindo todo o equipamento de série, embora os preços apresentem um acréscimo de 1.730 euros em função das modificações necessárias para realizar a conversão, já que não é um modelo que saia de fábrica como um comercial puro, um custo ao qual é preciso acrescer também os impostos e o frete.