DACIA DUSTER III CARPOINT EDITION: UMA PROPOSTA MAIS RADICAL PARA O SUV ROMENO
O novo Dacia Duster já está no mercado há alguns meses e, como você deve ter notado, mudou radicalmente. Inspirado no protótipo Bigster, é um carro muito mais robusto em todos os sentidos. No entanto, como se sabe, há sempre pessoas insatisfeitas, e o especialista alemão Carpoint sabe disso. Sua última proposta tem pouco de SUV, mas certamente não passará despercebida.
Conhecida por criar edições especiais de modelos Dacia, a Carpoint é, até onde sabemos, a primeira a apresentar uma atualização completa para o novo Duster. Focado na esportividade, o Dacia Duster III Carpoint Edition apresenta um pacote de carroceria mais largo, proteções adicionais, um novo capô com entrada de ar e diversos elementos personalizados nos quatro lados.
Tudo isso é finalizado com um novo conjunto de rodas do mercado de acessórios, equipadas com pneus de perfil baixo, além de uma suspensão rebaixada. Para dar uma aparência ainda mais baixa, foram adicionadas extensões nos para-choques dianteiro e traseiro. O visual é complementado por cores chamativas no exterior, junto com alguns detalhes em vermelho.
O preparador alemão ainda não revelou nenhuma melhoria de desempenho. E dizemos ‘ainda’ porque eles insinuaram que seu novo pacote esconde alguns segredos que serão revelados em breve. Certamente, não seria nada mal se essa estética arrojada fosse acompanhada por um aumento de potência sob o capô e alguns ajustes no chassi.
No coração do Dacia Duster
Vale lembrar que a oferta de motores no novo Dacia Duster exclui os motores a diesel. Como opção de entrada, temos o já conhecido motor 1.0 ECO-G com 100 cv, que pode funcionar tanto com gasolina comum quanto com gás GLP. Ele manterá a transmissão manual de 6 velocidades e tração dianteira.
A versão mais equilibrada é a 1.3 TCe de 130 cv, que finalmente conta com o sistema de hibridação leve para melhorar o consumo e o desempenho. Ela será vendida apenas com transmissão manual de 6 relações e poderá ser solicitada tanto com tração dianteira quanto com tração integral nas quatro rodas.
A maior novidade da gama é o motor híbrido. Após o Dacia Jogger, é a vez do Duster, que poderá ser equipado com o motor 1.6 E-Tech de 140 cv em combinação com uma transmissão automática. A bateria tem capacidade de 1.2 kWh e pode mover o carro no modo 100% elétrico em curtas distâncias.