DEFININDO A IDENTIDADE VISUAL PARA UMA NOVA ERA DA BUGATTI
O mais recente episódio da série documental da Bugatti, ‘A New Era’, estreou esta semana no YouTube, revelando o momento crucial em fevereiro de 2022, quando a equipe de design da Bugatti apresentou suas propostas para o design do Tourbillon. O desafio foi diferente de qualquer outro, projetado com a visão de várias gerações para o futuro, criando um carro que não apenas inspirará o próximo século da marca, mas também permanecerá relevante Pour l’éternité (para a eternidade).
De esboços a modelos CAD em realidade virtual, a equipe de design - supervisionada na época pelo ex-diretor de design da Bugatti, Achim Anscheidt, e seu sucessor, Frank Heyl - havia refinado seus muitos designs até chegar a essas propostas finais. Por muitos meses, eles desenvolveram ideias baseadas em mais de um século de história da Bugatti, reimaginando elementos de design lendários dos modelos mais icônicos da marca e buscando manter uma identidade Bugatti clara ao entrar em uma nova era. Finalmente, meticulosamente transformados em modelos pintados em tamanho real, fevereiro de 2022 foi o momento em que essas ideias seriam apresentadas à diretoria e o design final escolhido para estudos de viabilidade nos meses seguintes.
Este momento foi importante não apenas no desenvolvimento do Tourbillon, mas também para a forma como o futuro próximo e de longo prazo da marca Bugatti evoluiria. O design deste carro influenciará cada novo Bugatti desta era, além de servir como fonte de inspiração para gerações futuras de designers da Bugatti.
O processo de refinamento dos estudos de design não foi apenas uma questão de estética. Foi uma avaliação abrangente de como cada design se comportaria em sua jornada até se tornar um carro de produção completa, incluindo sua viabilidade técnica, sua capacidade de atender aos requisitos de homologação e a necessidade de preservar os elementos icônicos de design que tornam um Bugatti instantaneamente reconhecível. Para um carro capaz de ultrapassar os 400 km/h, também é extremamente importante que a aerodinâmica e a termodinâmica estejam perfeitamente equilibradas.
Após a apresentação dos modelos, a solução ficou clara. A diretoria e as equipes de design concordaram que o design exterior mais autêntico e atemporal para esta nova era da Bugatti era uma fusão de elementos de design dos modelos apresentados.
“Hoje, estamos lançando as bases para os próximos 100 anos da Bugatti”, disse Mate Rimac. “Não se trata apenas de criar outro hipercarro esportivo; é sobre definir o que a Bugatti representará para as próximas gerações, então temos que acertar. As decisões que tomamos agora determinarão o futuro da marca, assim como o Chiron se tornou o modelo para várias versões e edições especiais desde sua introdução em 2016”.
A finalização do design do Tourbillon foi um marco significativo, mas é apenas o começo da jornada até as primeiras entregas em 2026. Já se passaram dois anos e meio desde este momento crucial, e o design foi refinado até sua forma final de produção e apresentado ao mundo. Após sua estreia mundial na casa da Bugatti em junho, a reação foi tão positiva que todos os 250 exemplares de produção foram vendidos logo após sua revelação.