EARTHCRUISER AGORA COM UMA NOVA BASE ISUZU E MOTOR V8 DA GM
A EarthCruiser, um dos maiores fabricantes de veículos recreativos dos Estados Unidos, está mudando de plataforma para alguns de seus modelos. A empresa estreia a base Isuzu NPR Series Class 4, que substitui a arquitetura anterior Fuso (Mitsubishi). Esta mudança afeta os modelos EXP e FX EarthCruiser de nova geração, assim como o modelo CORE.
A empresa combina a nova arquitetura com seu trem motriz 4x4 próprio e implementa melhorias na base para criar “o veículo mais ágil e capaz de sua classe”. A EarthCruiser diz que a nova plataforma da Isuzu proporciona o tamanho ideal para um motorhome de aventuras desta categoria e também se destaca por seu sólido desempenho e confiabilidade.
De acordo com a empresa, trata-se do único veículo com cabine independente e tração total deste segmento à venda nos Estados Unidos. Salienta que seu aspecto é definitivo e convida para uma excursão com ele.
A plataforma é construída em Wisconsin e se combina com um motor V8 de 6.6 litros. Produzido pela General Motors, o bloco tem uma potência máxima de 350 cv e 576 Nm de torque. Trata-se do mesmo motor que a GM utiliza na sua linha de pick-ups Heavy Duty.
A EarthCruiser afirma que o conceito de cabine sobre a plataforma oferece uma visibilidade ‘inigualável’, que ajuda em situações fora da estrada. Além disso, os modelos baseados nesse tipo de plataforma contam com uma impressionante capacidade de manobra.
No entanto, o que provavelmente seja o fator mais importante para um veículo camper todo-terreno é que esta plataforma permite oferecer um veículo o mais curto possível, com o maior espaço habitável.
O sistema de tração 4x4 do EarthCruiser transfere a potência do motor V8 da GM a ambos os eixos e foi projetado com componentes procedentes do mercado de acessórios. A empresa explica que o motor de 6.6 litros se adapta à engrenagem personalizada do EarthCruiser e oferece um alto torque e baixas rotações quando a coisa se complica.
Entretanto, a adaptação da plataforma Isuzu à tração total não foi uma tarefa fácil, já que estava projetada para um só eixo motriz, mas a EarthCruiser a modificou para adaptá-la ao seu sistema 4x4 sem tocar a base do trem motriz.
No entanto, a empresa desmontou o chassi de série e substituiu a suspensão e a barra de transmissão, além de montar uma caixa de transferência Atlas e eixos Fusion com diferenciais de bloqueio eletrônico Auburn.
Para tranquilidade dos clientes mais antigos, a EarthCruiser promete que seguirá dando suporte aos motorhomes baseados no Mitsubishi Fuso, oferecendo reparações e a manutenção necessária.