ELISA ARTIOLI, A MULHER QUE INSPIROU SEU NOME, ADQUIRE O ÚLTIMO LOTUS ELISE

A marca britânica deixou de fabricar o Lotus Elise junto com o Exige e o Evora. E o último exemplar do Elise fabricado não poderia ir parar nas mãos de outra pessoa que não fosse da mulher da qual adota seu nome. Elisa Artioli, neta de Romano Artioli, é a mulher que inspirou o nome do Lotus Elise.
Romano Artioli era o dono da Lotus quando decidiu lançar o Elise no mercado em 1995. Naquela época, sua neta Elisa tinha apenas dois anos de idade, mas isso não impediu que sua vida estivesse ligada à marca britânica até hoje e ao modelo que inspirou com seu nome em particular. Tanto é assim que é dona de um Elise S1 prateado desde os quatro anos.
Mas agora, Elisa Artioli, que está com 29 anos, adiciona um novo exemplar à sua coleção e se trata provavelmente do mais especial de todos. Estamos falando de um Elise Sport 240 Final Edition, a encarnação final do esportivo que completa uma vida comercial de 25 anos. Na realidade, não é o último Elise fabricado. Essa honra corresponde ao número 35.124 da série, que foi fabricado em dezembro do ano passado, está terminado em amarelo e faz parte da coleção da Lotus.
No entanto, o Lotus Elise da neta de Artioli é na verdade o último exemplar que foi entregue a um cliente privado. Está terminado na cor Championship Gold e impulsionado por um motor Toyota de 4 cilindros e 1.8 litros com turbo que desenvolve 240 cv de potência, pouco mais que o dobro do S1 original presenteado por seu avô. A Lotus diz que acelera de 0 a 100 km/h em 4.2 segundos e registra uma velocidade máxima de 237 km/h.
No interior, Elisa Artioli encontra um painel de instrumentos TFT digital, uma placa com o número de série, bancos novos e um volante plano. A Lotus também baixou o peso do veículo de 922 para 898 quilos instalando painéis de carbono e uma janela traseira de policarbonato.