ESTE LANCIA RALLY 037 GROUPE B DE 1983 SERÁ LEILOADO NO PRÓXIMO DIA 17 DE ABRIL

Os carros do Grupo B de rallys fazem parte de um seleto grupo de veículos que ultrapassaram a fronteira da competição e chegaram às ruas como requisito para homologar o carro de corridas. Neste grupo encontra-se o Lancia Rally 037, tanto em sua versão com especificações de estrada como o glorioso vencedor do Campeonato do Mundo de Rallys de 1983. Pois bem, no próximo dia 17 de abril será leiloado este Lancia Rally 037 Grupo B de 1983.
O Lancia Rally 037 foi o último carro de tração traseira a ganhar um Campeonato de Construtores. Conseguiu essa façanha em 1983, em uma trepidante temporada em que Lancia e Audi se enfrentaram nas diferentes provas do campeonato para alcançar a vitória. A Lancia conquistou o Campeonato de Construtores em 1983, enquanto que o Campeonato de Pilotos ficou com Hannu Mikkola, que correu com um Audi.
O veículo que aparece nas imagens é um dos únicos 50 exemplares mais leves e sem pintura que foram destinados à competição. Conta com o número de chassi 133 e, como o resto das unidades, foi preparado pela VOLTA, um dos especialistas mais reconhecidos no mundo dos rallys na época do mítico Grupo B.
O carro acabou fazendo parte do Eminence Rally Team, uma escuderia que contava com o apoio oficial da Abarth. Na equipe corriam Jean Louis Clarr, Andrea Zanussi e Bernard Darniche, que conseguiram um terceiro lugar na geral do Tour de France de 1983 com esse Lancia Rally 037. Antes de ser aposentado oficialmente da competição, o carro esteve na temporada 1986 como carro oficial da Fiat Lancia Corse Switzerland (Filancor).
Agora, este exemplar de 1983 com um histórico completo de participações no Grupo B de rallys será leiloado pela Aguttes em um evento que acontecerá no próximo dia 17 de abril. Seu preço de venda estimado foi avaliado entre 750.000 e 950.000 euros.