GORDON MURRAY ANUNCIA UM NOVO SUV ELÉTRICO COM A TECNOLOGIA iSTREAM

Gordon Murray está mais ocupado do que nunca, pois além do desenvolvimento das versões do primeiro modelo da marca que leva seu nome, também esteve implicado recentemente em projetos como o do TVR, além de outros que não foram anunciados publicamente.
A última grande novidade do genial engenheiro sul-africano foi a criação de uma nova divisão de sua empresa, a Gordon Murray Electronics, destinada a desenvolver tecnologia e plataformas para modelos alimentados por baterias, e para isso utilizará sua extensa experiência com a tecnologia iStream.
Após sua saída da McLaren em 2004, Gordon Murray desenvolveu uma nova tecnologia de fabricação que permitia criar chassis mais leves e econômicos graças à utilização de alumínio e materiais compostos. Tecnologia que desenvolveu, curiosamente, graças à sua ampla experiência na Fórmula 1 e com os superesportivos. Esta tecnologia deveria ter dado lugar ao primeiro esportivo de 4 rodas da Yamaha, mas em 2019 a empresa japonesa anunciou que estava cancelando completamente seu projeto automobilístico para concentrar-se em suas outras divisões.
O propósito desta nova divisão de Gordon Murray é desenvolver uma arquitetura elétrica pura capaz de acomodar sem grandes mudanças dois modelos de tipologias tão diferentes como um crossover e um furgão de entregas, ambos alimentados exclusivamente por baterias. Eles utilizarão a dilatada experiência de Murray com a tecnologia iStream e pelas palavras do engenheiro estarão enquadrados no segmento B, de modo que podemos pensar em um SUV do tamanho do Nissan Juke.
As intenções de Murray não passam por fabricar estes modelos com sua marca, já que pretende apenas desenvolver esta tecnologia para licenciar sua fabricação a terceiros, assim como fez com o iStream na época. Para isso serão desenvolvidos uma série de protótipos iniciais cuja finalidade será servir como banco de testes e show-cars para mostrar as capacidades de sua plataforma.