GORDON MURRAY T.33 SPIDER: O CÉU É O LIMITE DESTE V12 ASPIRADO NATURALMENTE
Em janeiro de 2022 foi apresentado o Gordon Murray T.33 Coupe e como estava programado, esta semana o fabricante britânico revelou o Gordon Murray T.33 Spider.
Trata-se da evolução natural a céu aberto do T.33 Coupe. Da versão Coupe foram fabricadas apenas 100 unidades, que foram vendidas em apenas algumas horas, e não é para menos.
Apesar de estarmos falando de veículos com preços astronômicos que superam o milhão de libras esterlinas, trata-se de objetos únicos, leves e extremamente potentes, que também contam com um espetacular motor V12 debaixo do capô.
De acordo com a marca, o novo T.33 Spider combina o design do T.33 com uma experiência de condução mais atrativa. Graças a dois painéis de teto removíveis, a uma janela traseira rebatível e a um motor de aspiração natural V12 Cosworth de 3.9 litros localizado logo atrás dos bancos, as sensações são, assim como prometido, lendárias.
O motor pesa 178 quilos e produz 617 cv a 10.250 rpm. Segundo o fabricante, oferece 90% do torque entre 4.500 e 10.500 rpm - 451 Nm a 6.750 rpm. O propulsor está acoplado a uma transmissão Xtrac manual de 82 quilos. O motor se nutre de ar fresco graças a inúmeras entradas, uma delas no teto.
O superesportivo permanecerá grudado no asfalto graças às rodas de liga de alumínio forjado, excepcionalmente leves e resistentes, que pesam menos de 7 quilos cada uma, e que são calçadas com pneus Michelin Pilot Sport 4 S.
Atrás das rodas encontramos um sistema de freios Carbon Ceramic Matrix especialmente desenvolvido. Oferece uma combinação ideal de alta resistência térmica, baixa massa não suspensa e desgaste reduzido, conta com pinças monobloco de seis e quatro pistões nos eixos dianteiro e traseiro, respectivamente, para garantir uma desaceleração constante em todas as condições de condução.
O T.33 Spider cumpre com os sete princípios de design da Gordon Murray Automotive. É leve, totalmente centrado no condutor, de estilo atemporal, aerodinamicamente avançado, prático, atraente e muito rápido. Com relação à praticidade, cabe destacar a presença de dois espaços porta-malas que em no total oferecem 295 litros de capacidade.
O T.33 Spider foi moldado usando a tecnologia monocoque de fibra de carbono iStream Ultralight, que oferece uma excelente rigidez torcional. Como ocorre com todos os carros de rua da marca, a produção será limitada estritamente a 100 unidades e todas serão montadas à mão.
O T.33 Spider será fabricado na nova sede mundial e campus de tecnologia da GMA: Highams Park em Windlesham, Surrey, a sudoeste de Londres.