GORDON MURRAY ASSOCIA-SE À SHELL E A OSAMU GOTO PARA DESENVOLVER UM NOVO VEÍCULO URBANO
- A criação de um concept para a condução urbana idealizado por Gordon Murray ganha novos parceiros, com a entrada da Shell e do engenheiro Osamu Goto. A última vez que os três estiveram associados a um projeto foi na criação do lendário Mclaren MP4/4 pilotado por Ayrton Senna e Alain Prost
Gordon Murray é um nome famoso na esfera da Fórmula 1, graças ao papel que desempenhou em diversas equipes, mas nos últimos tempos o designer sul-africano vem se dedicando ao projeto de desenvolvimento de um veículo urbano.
Agora foi revelado que Murray tem dois novos parceiros neste empreendimento, o antigo engenheiro da Honda, Osamu Goto, e a fabricante de lubrificantes Shell, que surgem associados ao “Project M” idealizado por Gordon Murray.
O objetivo é desenvolver um automóvel “ultra-compacto, eficiente, para uso na cidade e equipado com um motor à combustão”, em um projeto que volta a reunir a Shell, Goto e Murray. A última vez que os três trabalharam juntos foi no fabuloso McLaren Honda MP4/4 de 1988, que levou Ayrton Senna e Alain Prost à vitória em quinze das dezesseis provas da temporada, portanto pode-se dizer que o Project M conseguiu reunir novamente “uma equipe vencedora”.
Tudo indica que a ideia não será desenvolver um modelo de produção, mas sim mostrar uma proposta conceitual que apresente soluções para a mobilidade urbana no futuro, partindo das estatísticas que indicam que em 2050 nove bilhões de pessoas estarão vivendo nas cidades de todo o mundo.
Por enquanto não foram reveladas ainda muitas características técnicas do projeto, mas alguns dos aspectos onde o trio Murray-Goto-Shell pretende inovar são na concepção de baixo peso e também na racionalização e na eficiência.
O modelo deverá manter algumas das características do protótipo anterior de Gordon Murray, o T25 apresentado em 2010, entre as quais a configuração para quatro passageiros e também a estrutura tubular em aço.
Osamu Goto deverá liderar os trabalhos relacionados à motorização do concept, que terá por base um bloco de três cilindros e 660cc, talvez o propulsor do novo S660 revelado pela Honda, onde Goto já trabalhou. O foco dos trabalhos no motor será na redução da fricção e na eficiência do motor, incorporando também os mais recentes avanços da Shell nestas áreas.