HAVAL COOL DOG: UM TIPO DE FORD BRONCO CHINÊS

A Haval, marca chinesa que pertence ao gigante Great Wall Motors, é especializada no segmento SUV e acaba de lançar um modelo que pode ser considerado uma cópia chinesa do Ford Bronco: trata-se do Haval Cool Dog.
As semelhanças com o todo-terreno americano são bastante evidentes, embora não apenas com o Ford Bronco. Também tem um ar do GMC Hummer. Mede 4.52 metros de comprimento, 1.87 metros de largura e 1.74 metros de altura, com uma distância entre os eixos de 2.71 metros. Medidas similares ao Bronco.
A frente exibe grandes faróis redondos integrados em uma grade com lâminas verticais que lhe confere um aspecto bastante robusto e agressivo, combinado com um para-choque preto com proteções de alumínio na parte inferior. A vista de perfil é a que lembra um Hummer, pelos musculosos arcos de roda, a elevada linha de cintura e as estreitas janelas. Na traseira, a tampa tem uma forma que imita uma roda de estepe, como era habitual nos todo-terrenos.
No interior, exibe um painel minimalista com um design muito horizontal e a presença destacada de uma tela táctil de 12.3 polegadas que projeta o conteúdo do sistema multimídia. Curiosamente, o desenho do volante lembra ligeiramente o de um Land Rover. O equipamento inclui sistema de som JVC com 18 alto-falantes, incluindo os dos apoios de cabeça, molduras que imitam a fibra de carbono e bancos de couro com duas tonalidades.
Em relação ao motor, não há grandes alardes. Um bloco turbo de 4 cilindros e 1.5 litros com 185 cv e 275 Nm de torque, acoplado a uma transmissão automática DCT de 7 velocidades. Não há nenhum sinal de eletrificação. O Cool Dog começará a ser comercializado na China a partir do terceiro trimestre de 2022, a um preço entre 120.000 e 150.000 yuans, equivalentes a 96.500 e 120.600 reais.