HYUNDAI SANTA FE: ROMPENDO COMPLETAMENTE COM O PASSADO

Sabíamos que o novo Hyundai Santa Fe, em termos de formas e design, representaria uma clara ruptura com o passado. No entanto, não imaginávamos que chegaria tão longe, distanciando-se bastante do modelo atualmente no mercado e de todas as gerações que a precederam.
Chegará ao mercado em meados de 2024 com motores exclusivamente eletrificados, tanto híbrido como híbrido plug-in, seguindo a tendência ecológica.
Com 4.83 metros de comprimento, 1.90 de largura e 1.72 m de altura, as proporções do Santa Fe são inspiradas no mundo dos veículos todo-terreno, com o teto reto para não comprometer a habitabilidade interior.
Os arcos de roda trapezoidais abrigam grandes rodas de até 21 polegadas, o que lhe dá uma aparência ainda mais luxuosa. O carro estará disponível em 10 cores: Abyss Black Pearl, Creamy White Pearl, Creamy White Matte, Typhoon Silver Metallic, Magnetic Grey Metallic, Ocado Green Pearl, Terracotta Orange, Cyber ??Sage Pearl, Earthy Brass Metallic Matte e Pebble Blue Pearl.
O interior, capaz de acomodar até um máximo de sete passageiros dispostos em três filas, apresenta um design minimalista, mas sem perder de vista a ergonomia. O painel é dominado por duas telas panorâmicas de 12.3 polegadas cada uma.
Abaixo encontram-se alguns botões físicos para atalhos a diversos submenus e dials convencionais para variar a temperatura interior. O grande console central abriga uma bandeja porta-objetos, com base para a carga por indução de dois smartphones ao mesmo tempo, e um generoso compartimento na parte inferior.
Existem inúmeras possibilidades para personalizar o habitáculo, graças às cinco cores disponíveis: Obsidian Black, Supersonic Grey, Pecan Brown, Forest Green e Black Ink.
Uma vez rebatidos, os bancos da segunda e terceira fila desaparecem por completo debaixo do solo do porta-malas, formando uma superfície perfeitamente plana. A capacidade de carga foi incrementada em 91 litros em relação ao Santa Fe anterior, com um volume mínimo de 725 litros se forem utilizados cinco lugares.
Muitos dos materiais escolhidos para o interior do novo Hyundai Santa Fe são ecossustentáveis: por exemplo, os revestimentos para o teto, os tapetes e o encosto da segunda e terceira fila de bancos são fabricados com plástico reciclado.
Entre as ajudas à condução, há que nomear a frenagem automática de emergência, a manutenção ativa de faixa, o alerta por fadiga e o controle de cruzeiro adaptativo com função Stop & Go, entre muitas outras.
Em relação às motorizações, a Hyundai tem previsto lançar uma versão híbrida e uma híbrida plug-in, ambas a partir do motor turbo a gasolina 1.6 TGDi e uma transmissão automática de 6 velocidades. Serão revelados mais detalhes nos próximos meses.