ISUZU D-MAX 2024: A PICK-UP JAPONESA SE RENOVA E TERÁ UMA VERSÃO ELÉTRICA
A Isuzu D-Max 2024 acaba de ser apresentada na Tailândia, seu principal mercado em termos de vendas. O renovado modelo será oferecido em mais de 100 países nas regiões da Ásia, Europa, Oriente Médio, África, América Central, América do Sul e Oceania. Chega com uma nova imagem, mais tecnologia, um novo modo de condução off-road e um equipamento de segurança mais amplo.
A rival das Ford Ranger, Toyota Hilux e Mitsubishi L200 exibe um aspecto mais moderno, ao mesmo tempo que conserva uma ampla variedade de estilos de carroceria. Mais concretamente, temos o chassi cabine, cabine regular, cabine simples e cabine dupla. Na parte frontal, são novidades a grade de efeito 3D e os redesenhados faróis, que podem ser bi-LED nos acabamentos mais altos.
Também podem ser apreciadas novas entradas de ar no para-choque. Como é habitual, o aspecto varia conforme o acabamento, sendo o mais chamativo o Isuzu D-Max V-Cross 4x4 com elementos em preto, mais proteções plásticas, placas protetoras em alumínio em contraste e rodas de até 18 polegadas em preto fosco. Na traseira temos uma nova tampa e lanternas redesenhadas.
Para o interior, a Isuzu renovou os materiais, o equipamento e a tecnologia. A tela táctil de 9.0 polegadas do sistema de infotainment exibe novos botões tácteis e combina com uma instrumentação digital de 7.0 polegadas. Tampouco faltam entradas USB-C para os passageiros dianteiros e traseiros, e uma nova chave com função de partida remota do motor.
A oferta mecânica do modelo permanece sem mudanças com relação à sua antecessora. É oferecida com duas opções turbodiesel de 4 cilindros. O motor de acesso é um 1.9 litros com 150 cv e 350 Nm de torque máximo. Por cima fica o bloco de 3.0 litros com 190 cv e 450 Nm de torque. A potência é transmitida às rodas traseiras (2WD) ou às quatro rodas (4WD) através de uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma automática de 6 relações.
Mais adiante, provavelmente para 2025, está prevista a fabricação na Tailândia de uma versão totalmente elétrica. Esta será vendida inicialmente na Europa. O que foram melhoradas são as suas capacidades off-road, já que a D-Max 2024 foi equipada com uma eletrônica modificada.
Por um lado, foi melhorado o controle de tração quando se ativa o bloqueio eletrônico do diferencial traseiro, ao mesmo tempo que foi adicionado um novo ‘Modo Terreno Acidentado’. Além disso, o equipamento de segurança foi melhorado graças a uma nova câmera ADAS com função de aquecimento para climas frios, assim como controle de cruzeiro adaptativo nas versões manuais.