KOENIGSEGG REGERA BATE O PRÓPRIO RECORDE NO 0-400-0 KM/H
Que um esportivo seja capaz de alcançar os 400 km/h é fantástico, sem falar nos estratosféricos 490 km/h do Bugatti Chiron Super Sport 300+. Mas às vezes esquecemos que frear rápido é quase tão importante ou mais que atingir uma alta velocidade máxima, especialmente quando se alcançam semelhantes cifras.
A Koenigsegg parece que se dá bem neste quesito, pois em uma ocasião anterior já demonstrou seu potencial com um curioso recorde mundial, o de 0-400-0 km/h mais rápido, ou seja, acelerar a partir do 0 até os 400 km/h para posteriormente parar totalmente de novo, uma prova tanto de aceleração como de eficácia de frenagem que a marca sueca com seu Agera RS já conseguiu realizar há dois anos em tão somente 33.29 segundos.
Agora, não se sabe muito bem se para responder e mostrar à Bugatti que aos suecos o recorde de velocidade absoluto não importa muito, a Koenigsegg bateu um novo recorde com seu Regera mais moderno, que conseguiu fazer a prova em 31.49 segundos, ou seja, apenas meio minuto para decolar até os 400 km/h e parar de novo completamente, chegando a alcançar os 400 km/h nos primeiros 23 segundos e freando até parar em somente mais 8.62 segundos. Algo verdadeiramente insano, embora a melhora em relação ao recorde de dois anos atrás seja de apenas 1.8 segundos.
Segundo Christian von Koenigsegg, fundador da marca, o Regera poderia ter conseguido um resultado ainda melhor. Isso porque segundo o fabricante, as condições no aeródromo de Rada, na Suécia, local da prova, eram quase ideais, com vento lateral praticamente inexistente, e cerca de 16ºC de temperatura.
O modelo utilizado para o recorde foi o mesmo de produção, com seu powertrain elétrico híbrido plug-in composto por um motor V8 5.0 biturbo e três motores elétricos alimentados por uma bateria de 9.2 kWh da Rimac. Tudo isso entrega como resultado uma potência de 1.500 cv e 2.000 Nm de torque. Somente detalhes como uma jaula anticapotamento e um cinto de quatro pontos para o piloto foram acrescentados ao Regera, principalmente por segurança.