KOENIGSEGG REGERA PRONTO PARA PRODUÇÃO
A Koenigsegg revelou em Genebra a versão de produção do seu hiperesportivo Regera, que é chamado pela marca sueca como um megacarro. Apresentado nesse mesmo evento há exatamente um ano como um concept, o Regera - que em sueco significa ‘reino’ - conta com cerca de 3.000 alterações de uma versão para outra, com as principais evoluções passando pelo sistema de propulsão e pelo esforço de redução de peso.
O Regera conta com um sistema propulsor capaz de desenvolver impressionantes 1.500 cv de potência, obtidos através de um motor V8 bi-turbo de 5.0 litros com 1.100 cv e três blocos elétricos que acrescentam mais potência, chegando a um total de 1.500 cv e cerca de 2.000 Nm de torque.
Novidade importante é a adição de um pacote de baterias de 800V e de 4.5 kWh (pesando apenas 90 kg), o que faz do Regera o primeiro veículo de produção em série de 800V. Graças à sua tecnologia, consegue oferecer 525 kWh de descarga e até 200 kWh de recarga.
Mas o que surpreende no Regera é a ausência de uma caixa de velocidades. Em vez disso, conta com a transmissão direta do motor para as rodas, graças a um sistema que a Koenigsegg chama de Koenigsegg Direct Drive (KDD) contando com um diferencial traseiro de acoplamento hidráulico que administra a potência e a transmite ao asfalto. Cada roda traseira conta com um motor elétrico integrado de 245 cv.
O Regera utiliza duas borboletas atrás do volante, mas não para funcionamento como as tradicionais transmissões automáticas: a da esquerda serve para aumentar o poder de regeneração de energia, enquanto a da direita ativa o acoplamento hidráulico para as operações de redução de velocidade.
Apesar de ser uma resenha tecnológica, o Regera pesa apenas 1.590 kg completo e um peso ‘seco’ de 1.470 kg. Esse rival direto do Bugatti Chiron também apresenta um desempenho de arrepiar: acelera de 0 a 100 km/h em 2,8 segundos e de 0 a 300 km/h em apenas 10,9 segundos, tempo que uma boa parte dos compactos levam para chegar aos 100 km/h. A marca indica ainda um tempo estimado de 20 segundos para atingir os 400 km/h e recuperação dos 150 km/h para os 250 km/h em escassos 3,9 segundos. É realmente impressionante.