LANCIA APOSTA NO CARRO ELÉTRICO E LANÇARÁ NOVOS MODELOS

O futuro da Lancia passa por apostar na eletrificação, ampliar sua linha e voltar a ser uma marca de âmbito internacional. Luca Napolitano, CEO da Lancia, confirmou algumas chaves deste roteiro que foi estabelecido. Um ambicioso plano estratégico que já está em marcha e que mudará para sempre essa empresa, que atualmente opera apenas nas Itália e sua oferta de produto é composta de um único modelo, o Lancia Ypsilon.
Carlos Tavares, CEO da Stellantis, deu algumas pinceladas sobre o futuro de algumas das marcas de carros que compõem o grupo automobilístico no âmbito da conferência sobre os resultados financeiros do primeiro semestre de 2021. Tavares destacou o papel protagonista que desempenha o Ypsilon no território italiano. Apesar de sua idade, continua sendo um sucesso comercial. É por isso que essa denominação comercial será mantida na nova era que a empresa está entrando.
Considerando que a Europa decidiu matar o motor a combustão, está claro que a Lancia, assim como o resto das marcas, deverá apostar exclusivamente na mobilidade elétrica em algum momento até o próximo ano de 2035. No entanto, a marca italiana fará isso muito antes do que caberia esperar em um primeiro momento. Será em 2024 quando a linha Lancia estará eletrificada por completo.
Devemos ter presente que o Ypsilon, o único modelo que há na linha Lancia, aposta na eletrificação apenas em seu mais baixo nível. Na verdade, na tecnologia híbrida leve (MHEV) de 12 volts que também podemos encontrar no FIAT 500 e no FIAT Panda. O resto das opções mecânicas do Ypsilon são motores bifuel adaptados ao uso do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) e do GNC (Gás Natural Comprimido).
Em 2024 a Lancia terá completado a eletrificação de sua linha de produto, já que será então que poderemos encontrar em sua linha um veículo elétrico. E a partir de 2026, todos os novos modelos da Lancia serão 100% elétricos.
De maneira paralela a esse processo de eletrificação, a Lancia colocará em marcha todo o vapor (apoiada pela Stellantis) para realizar uma ambiciosa ofensiva. Ficarão para trás os tempos em que tudo passava exclusivamente pelo Ypsilon.
A Lancia confirmou que planeja dar continuidade ao Ypsilon. No entanto, vem aí uma renovação integral para este modelo. Inclusive poderíamos falar de um herdeiro espiritual, já que a nível técnico não haverá nenhuma relação com o projeto que já está em marcha. Nesse momento já existe uma maquete em escala 1:1 do novo Ypsilon. Um veículo que chegará ao mercado em algum momento de 2024.
Estará sustentado pela plataforma CMP, o que abre a porta a uma versão 100% elétrica. E mais, com base no roteiro que foi exposto, a Lancia planeja uma versão totalmente elétrica do novo Ypsilon. A oferta mecânica convencional passará por um motor a gasolina de baixa cilindrada e eletrificado com tecnologia híbrida leve para manter baixos os níveis de consumo e emissões.
Não há muita informação, mas com base em declarações de altos cargos da Lancia e inclusive da antiga FCA (FIAT Chrysler Automobiles), foi deixado claro que o futuro Ypsilon deixará de ser um modelo focado especialmente ao público feminino. O design será muito mais transversal, moderno e capaz, o que permitirá atrair compradores masculinos. Usará uma carroceria tipo hatchback de cinco portas.
Os planos de futuro para a Lancia já receberam o sinal verde por parte da cúpula. Ao novo Ypsilon seguirá um crossover urbano que também lidará no segmento B. Um modelo que a nível técnico tomará como referência o DS 3 Crossback. E o terceiro modelo que verá a luz será, se os informes estiverem corretos, um sedan. Provavelmente um sucessor do Lancia Thema. Na ocasião, Napolitano assegurou que a estratégia será baseada em três denominações comerciais que foram fundamentais na história da Lancia: Ypsilon, Delta e Thema.