LANCIA CONTINUA VIVA NA ITÁLIA, À ESPERA AINDA DE UMA LONGA VIDA
Apesar de a Fiat Chrysler Automobiles ainda não ter comunicado oficialmente, esta semana surgiu a notícia da saída da Lancia dos principais mercados da Europa, constatado também pelo fato de que em muitos destes países os websites da marca italiana terem deixado de oferecer informações sobre o Ypsilon, o único modelo que ainda se mantém em produção.
Em seu lugar, a página da Lancia na internet em diversos mercados mostra agora uma mensagem que diz ‘Obrigado pelo seu interesse na Lancia’ e convida a encontrar informações relativas à assistência técnica e os serviços no caso de ser proprietário de um modelo da marca.
Enquanto que na maioria dos mercados da Europa as vendas da Lancia tenham sido pífias, em seu país de origem, a Itália, o Lancia Ypsilon continua sendo um dos carros mais vendidos, somente atrás do Fiat Panda e do Fiat 500, oscilando todos os meses entre o segundo e o terceiro lugar do ranking italiano.
Sergio Marchionne já advertia em 2014 que a Lancia era uma marca fadada a desaparecer da Europa, portanto sua saída, ainda não confirmada oficialmente dos principais mercados europeus, não deverá surpreender a ninguém. Marchionne também afirmou na ocasião que o Lancia Ypsilon seguiria sendo comercializado na Itália enquanto mantivesse sua demanda. E os números atuais não parecem indicar que as vendas diminuirão, pelo menos no médio prazo.
O Lancia Ypsilon atual é baseado na plataforma do Fiat 500, um modelo que já conta com dez anos sobre nas costas, mas que ainda continua gozando de boa saúde. Mas sua nova geração se aproxima e quando isso ocorrer, o Ypsilon ficará tecnologicamente defasado.
Mas por enquanto e certamente durante os próximos dois ou três anos, as vendas do Ypsilon na Itália conseguirão manter a Lancia com vida, talvez o tempo suficiente para que a Fiat Chrysler Automobiles consiga encontrar uma maneira de salvá-la.