LANCIA DELTA HF INTEGRALE ‘BI-PEDALE’: TRANSMISSÃO SEQUENCIAL E DOIS PEDAIS
A competição é o campo de testes onde os fabricantes experimentam avanços tecnológicos que mais tarde implementam nos carros de rua. Nos anos 80, no entanto, o desejo de vencer trouxe consigo algumas invenções aplicadas ao mundo dos rallys que pareciam impensáveis anos atrás, como o Opel Kadett GSi com quatro pedais. Hoje mostramos a curiosa história do Lancia HF Integrale ‘Bi-Pedale’ de 1989.
Regidas por uma norma menos restrita, as equipes trabalhavam para desenvolver mecânicas mais potentes e transmissões que eram resistentes e mais rápidas. Para isso era necessário realizar alguns experimentos, como o deste Lancia Delta HF Integrale, que foi equipado com uma transmissão sequencial para eliminar o pedal de embreagem e permitir que o piloto se concentrasse apenas nos pedais do freio e do acelerador.
O veículo em questão estreou na temporada de 1989 do Grupo A. Estava equipado com uma transmissão sequencial ‘Type R70’ de 6 velocidades desenvolvida pela Abarth, um sistema experimental dotado de um comando eletrônico que mandava o sinal para acionar a mudança. Com isso, se conseguia reduzir os tempos de trocas de marchas e, consequentemente, se melhorava a velocidade e a aceleração, reduzindo os tempos e permitindo aos pilotos comandassem o carro com ambos os pés, uma técnica bastante utilizada no Grupo A.
O Rally de Portugal de 1989 foi o cenário escolhido pela Lancia para que Didier Auriol testasse o primeiro Delta HF Integrale ‘Bi-Pedale’. Mas o piloto francês se viu obrigado a abandonar depois de sofrer um problema na embreagem. O carro passaria às mãos da Grifone mais tarde, onde seria pilotado por Fabrizio Tabaton e, depois, por Yves Loubet.
No total foram montados três exemplares e hoje sobrevive apenas um exemplar. O carro está à venda atualmente através dos italianos da Ruote da Sogno, conta com certificação Abarth Classic e passaporte FIA até o final de 2026. Também exibe as cores da Martini Racing e uma configuração de asfalto. Nas imagens do Lancia Delta HF Integrale ‘Bi-Pedale’ de 1989, podemos ver em detalhe os dois únicos pedais que equipava.