LANCIA DELTA REGRESSARÁ AOS RALLYS EM 2022 COM QUASE 700 CV

O Lancia Delta é um dos modelos mais populares da marca italiana em toda sua história. Após sua passagem pelos rallys nos anos 80, são muitos os que gostariam de ter um exemplar em sua garagem. Recentemente, o fabricante anunciou que o Delta voltará como um hatchback compacto zero emissões. No entanto, espere só para conhecer este Lancia Delta Evo-e RX.
O lendário Lancia Delta Integrale retorna à terra como um veículo elétrico, cortesia da equipe francesa de corridas GCK Motorsport e do Campeonato Mundial de Rallycross 2022. Para quem não sabia, esta competição está passando por algumas mudanças importantes para 2022, como a incorporação de mecânicas elétricas idênticas.
O que variará será a decoração e o estilo da carroceria. Como não poderia ser de outra forma, a GCK escolheu o design do famoso Delta Integrale. Este carro ganhou seis títulos do WRC entre 1987 e 1992, quando os rallys do Grupo A substituíram o Grupo B. O que é uma pena é que não iremos vê-lo com a decoração original da Martini.
O Lancia Delta Evo-e RX é baseado no modelo de rua do qual já falamos muitas vezes. A pena é que sua produção será ainda mais limitada, haverá somente 11 exemplares. Utiliza um chassi de alumínio, elementos adicionais de fibra de carbono, bancos Sparco mais leves e uma configuração técnica ainda mais agressiva e aerodinâmica.
Debaixo do capô, o modelo de série conta com um motor elétrico que entrega 200 cv (147 kW) de potência máxima e 350 Nm de torque máximo. A bateria tem uma capacidade de 29 kWh, oferecendo uma autonomia de 200 km. Mantém a transmissão manual de 5 velocidades.
O conjunto anuncia um peso sobre a balança de apenas 1.440 kg, uma cifra muito boa em se tratando de um elétrico. São apenas 100 kg adicionais em relação al modelo original. Em termos de desempenho, o GCK Exclusive-e anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6.6 segundos. É claro que também encontramos melhorias técnicas debaixo da pele do compacto.
No entanto, os 14 carros do grid de largada do Rallycross utilizarão na próxima temporada sistemas de propulsão idênticos. Estes compreendem dois motores elétricos produzidos pela empresa austríaca Kreisel. Desenvolvem uma potência combinada de 671 cv e 880 Nm de torque, de modo que o desempenho do Lancia Delta Evo-e RX serão realmente selvagens.