LANCIA EXCLUSIVA AO MERCADO ITALIANO
Está confirmado aquilo que os apaixonados pela Lancia mais receavam: o desaparecimento da emblemática marca italiana do mercado europeu. A partir do próximo ano, a Lancia estará disponível apenas na Itália e apenas com o modelo Ypsilon.
O indicador para se perceber que a Lancia pode estar a caminho da extinção, foi a ausência da marca de Turin nos diversos planos de recuperação e desenvolvimento das marcas do grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA).
Foi Alfredo Altavilla, COO da FCA para a Europa, África e Médio Oriente, quem fez uma menção à Lancia, referindo que “vamos reorganizar a rede de vendas do grupo de forma coerente, sendo que a Lancia passará a ser uma marca exclusivamente italiana.” Ficou assim evidente a insignificante posição da Lancia dentro da FCA, assunto que Sérgio Marchionne já havia levantado no Salão de Genebra. “Tentamos encontrar todas as soluções para a Lancia, mas o mercado está sempre em movimento e nem todas as oportunidades podem ser abraçadas...”.
Marchionne referia-se ao plano para ajudar a Lancia e que levou a marca de Turin a receber modelos oriundos da junção da Fiat com a Chrysler. Assim, assistiu-se à troca de símbolos entre modelos da Chrysler e da Lancia. Na Europa surgiam o 300C e o Voyager, travestidos em Lancia Thesis e Lancia Voyager, enquanto no Reino Unido os Lancia Ypsilon e Delta passaram a chamar-se Chrysler.
Esta ideia que já tinha sido experimentada em outras ocasiões tinha tudo para ser um fracasso e não foi diferente. Por isso, no início do ano, Sérgio Marchionne anunciou o fim dos Lancia com logotipos Chrysler e dos Chrysler com logotipos Lancia, levando junto o Lancia Delta, outro modelo que não conheceu o sucesso. Desta forma, a Lancia ficou com apenas um veículo, o Ypsilon, que agora será comercializado apenas na Itália.
O modelo terminará o seu ciclo de vida em 2018, e não será arriscado anunciar que a Lancia terminará a sua já longa e no passado gloriosa vida antes do final da década. Fundada em 1907, a Lancia tem uma longa história esportiva, em particular nos ralis, mas também fabricou modelos emblemáticos como o Delta, Stratos, Flavia, Fulvia ou o luxuoso Thema.