LANCIA GAMMA TERÁ MOTORES A COMBUSTÃO
Embora a Lancia já tivesse anunciado que o Gamma seria oferecido em versão puramente elétrica, a marca italiana anunciou agora o lançamento de uma versão híbrida.
O novo modelo fará parte de uma linha alargada da Lancia, juntamente com o recém-lançado Ypsilon e o próximo Delta em 2028, à medida que a marca abraça a eletrificação.
Já passaram 40 anos desde que o último Lancia Gamma saiu da linha de produção em Turin. O novo modelo continuará sendo fabricado na Itália, mas agora na fábrica de Melfi, sendo provável que a produção tenha início em 2026.
Luca Napolitano, Diretor Executivo da Lancia, afirmou: “Ao produzi-lo na histórica fábrica de Melfi, estamos reforçando a nossa ligação ao rico patrimônio automobilístico italiano e avançando com a nossa visão de um futuro eletrificado. O Gamma mostrará o melhor do que a Lancia representa: inovação, estilo e uma busca incessante pela excelência”.
Utilizará a plataforma STLA Medium, uma arquitetura que é usada pelo Peugeot E-3008 e pelo Opel Grandland. Inicialmente, a Lancia apenas tinha em mente a energia totalmente elétrica para o Gamma, e ainda não se sabe qual o powertrain que será utilizado para o híbrido, embora tanto o E-3008 como o Grandland venham equipados com um híbrido leve de 1.2 litros e 3 cilindros turboalimentado.
O Gamma será posicionado como topo de linha da Lancia, potencialmente como um fastback ou um sedan, embora um estilo de carroceria SUV também seja possível. Terá 4.700 mm de comprimento e é provável que ofereça mais do que os 700 km de autonomia EV proporcionadas pelo Peugeot E-3008 (quando equipado com a bateria maior de 97 kWh). São possíveis grupos motopropulsores com um ou dois motores, tendo em conta as bases ‘multi-energia’ da plataforma STLA Medium.
Uma versão HF apimentada será proposta no Gamma, bem como no Ypsilon e no Delta. A HF tem sido tradicionalmente o nível de acabamento mais esportivo da marca e, enquanto o Ypsilon terá uma versão HF direta, o Gamma e o Delta terão a insígnia HF Integrale - embora tenhamos que esperar para ver quais as atualizações de desempenho que isso implicará.
No entanto, Napolitano deu uma pista sobre o que esperar quando disse: “O novo Lancia Gamma representa um marco na nossa viagem em direção ao futuro. Ele incorpora o compromisso da nossa marca com a sustentabilidade e o alto desempenho, ao mesmo tempo que celebra a elegância inconfundível que definiu a Lancia durante décadas”.