LANCIA MIZAR CONCEPT: UM PROTÓTIPO COM CARACTERÍSTICAS ÚNICAS

O renascimento da Lancia nos próximos anos não só incluirá o novo Lancia Ypsilon, previsto para 2024, como também o carro-chefe Gamma e o Lancia Delta, este último possivelmente transformado em crossover, algo que sem dúvida irá enfurecer muitos entusiastas da marca italiana.
O estilo e a elegância estarão no centro do projeto do grupo Stellantis, que pretende dar um novo impulso à Lancia, uma marca com uma rica história e um passado célebre no mundo da competição, que certamente não mereceria simplesmente sumir sem fazer ruído.
Para dar forma ao futuro, os designers da marca olham para o passado, inspirando-se em alguns modelos históricos como o icônico Stratos e o Flaminia. Mas a estes dois modelos também poderia se unir o raríssimo Lancia Mizar como fonte de inspiração.
Baseado no Beta 1800, o Lancia Mizar foi apresentado no Salão de Turin de 1974. Projetado por Giovanni Michelotti (autor de vários projetos na época, como o popular Triumph Spitfire), o Lancia surpreendeu imediatamente por suas linhas incomuns, com um aspecto muito quadrado, uma grande altura livre do solo (quase como um crossover moderno, pelo menos julgando pela parte dianteira) e uma generosa área envidraçada.
Ainda mais surpreendentes são as quatro portas de abertura vertical, tipo asas de gaivota, uma característica que sempre foi associada aos carros mais esportivos, com exemplos como o mítico Mercedes-Benz 300 SL.
Quanto ao interior do Mizar, surge um habitáculo bastante espaçoso e bem-acabado, com estofamento nas cores bege e roxo, e quatro confortáveis lugares, com bancos herdados do próprio Beta. O painel, de aspecto minimalista, abriga o rádio, os comandos para o aquecimento e uma série de compartimentos porta-objetos.
Curiosamente, este protótipo da Lancia não contava com cintos de segurança (não eram obrigatórios naquela época), com o objetivo de manter o design interior o mais elegante possível.
A informação sobre os motores é escassa, mas é provável que o Mizar utilizasse um propulsor também derivado do Beta. De qualquer forma, o protótipo nunca chegou a ser um modelo de produção, de modo que ficou em um mero exercício de estilo.