LANCIA YPSILON HYBRID SERÁ UM REALIDADE, VEM AÍ UMA MECÂNICA SEMIHÍBRIDA

A Fiat apresentou na Europa os seus primeiros veículos eletrificados. O fabricante italiano inicia a sua transição para a mobilidade elétrica e faz isso eletrificando os seus dois modelos mais relevantes. O Fiat 500 e o Fiat Panda estreiam a versão Hybrid, que se caracteriza por incorporar um pequeno motor a gasolina que foi eletrificado com um sistema semihíbrido (MHEV) de 12 volts.
Como estivemos assinalando nos últimos meses em diversas oportunidades, a Lancia também apostará na eletrificação. A Fiat Chrysler Automobiles (FCA) precisa reduzir as emissões de suas diferentes marcas na União Europeia e isso passa irremediavelmente pela eletrificação. Embora a icônica marca só esteja disponível na Itália, não ficará de fora das mudanças que vem por aí.
Atualmente, a versão mais ecológica do único modelo comercializado pela Lancia, o Ypsilon, conta com um motor a gasolina adaptado ao uso de GLP. Isto mudará no curto prazo, já que o Lancia Ypsilon Hybrid será uma realidade em 2020. Seu lançamento está programado para este mesmo ano e compartilhará mecânica com a dupla de carros urbanos da Fiat.
Debaixo do capô do Lancia Ypsilon Hybrid haverá um motor a gasolina de 1.0 litro Firefly que produzirá 70 cv e 92 Nm de torque máximo. Estará acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades e um sistema de tração dianteira. No entanto, a chave deste motor de três cilindros é que estará eletrificado com o sistema semihíbrido (MHEV) de 12 volts da Fiat.
O motor elétrico BSG (gerador de arranque integrado na correia) de 12 volts funcionará graças à energia armazenada em uma pequena bateria de íons de lítio de 11 Ah (menos de 0.5 kWh). Esta tecnologia permite que o motor a combustão interna se apague, inclusive estando em marcha abaixo dos 30 km/h. Só é preciso selecionar a posição de ponto morto no câmbio.
Graças a esta solução se consegue reduzir de maneira efetiva tanto o consumo de combustível como as emissões de CO2. No caso dos modelos da Fiat se fala de uma redução de até 30%. Ao longo deste ano de 2020, a FCA apresentará uma linha de produtos e serviços para proporcionar a seus clientes uma experiência de mobilidade sustentável integral.