LIGHTYEAR ONE: PRODUÇÃO DO CARRO SOLAR TERÁ INÍCIO EM 2022 NA FINLÂNDIA
O Lightyear One avança em seu desenvolvimento. Há poucos dias vimos alguns protótipos camuflados em um circuito oval privado realizando uma primeira jornada de testes (aqui), momento que se soube a autonomia máxima que poderá oferecer um dos primeiros carros solares de luxo. O pessoal da Lightyear tem a intenção de abrir os livros de reservas a partir do final de 2021, mas ainda falta um longo período para vê-lo nas estradas.
A startup avança no desenvolvimento e já anunciou que os protótipos com especificações de produção serão fabricados em janeiro de 2022. Desde então e até o próximo verão europeu será realizada outra série de ensaios, já com o foco colocado na comercialização, uma vez que a empresa firmou um acordo com a Valmet Automotive para a fabricação deste elétrico que se alimenta de energia solar, a partir do segundo semestre de 2022.
A empresa quer manter o compromisso adquirido com os clientes e proprietários da primeira série especial do Lightyear One, 946 unidades a um preço proibitivo, que começarão a ser entregues antes do final de 2022. Com este fator em conta, a Lightyear firmou um acordo com os finlandeses da Valmet, uma empresa de consultoria em engenharia que dá assistência aos principais fabricantes europeus, além de contar também com uma linha de montagem.
Em suas instalações de Uusikaupunki, foram produzidos mais de 1.7 milhões de veículos, entre a primeira geração do Mercedes-Benz A Class, do Porsche Boxster e também da extinta Saab, de modo que a sua experiência é conhecida de sobra. Além disso, a Valmet também conta com uma experiência de 10 anos no campo do desenvolvimento e produção de carros elétricos, incluindo instalações para a fabricação e montagem de baterias.
O Lightyear One contará com um design moderno e quase cinco metros quadrados de superfície receptora de energia solar. O painel do teto e do capô contará com células solares que captará até 3.4 kWh de energia para aumentar a autonomia máxima em 40 km. O carro solar contará com uma bateria de 60 kWh, com a qual poderá cobrir trajetos de até 710 km, a uma velocidade máxima de 80 km/h.