MAZDA DESCARTA A CHEGADA DE UM NOVO ESPORTIVO RX-9
Acabando com todas as expectativas dos fãs de modelos esportivos que esperavam um novo Mazda na esteira do RX-8, o CEO da marca japonesa negou essa possibilidade para o curto prazo, mesmo sendo o RX-Vision Concept (na imagem) um modelo muito bem recebido.
Em entrevista à Automotive News, Masamichi Kogai disse que o MX-5 deverá ser o modelo esportivo topo de linha da Mazda, negando assim a existência de um eventual RX-9 - seguindo a nomenclatura tradicional da empresa.
No entanto, a hipótese de voltar a ter modelos equipados com o motor rotativo do tipo Wankel não é totalmente descartada por Kogai, mas a passagem à produção de um modelo semelhante teria que cumprir alguns requisitos.
“Se fôssemos recomeçar a produção do motor rotativo novamente, teríamos que ter a certeza de que não seria por pouco tempo. Temos que cumprir as normas de emissões do futuro. Ainda estamos realizando a nossa atividade de Pesquisa & Desenvolvimento para superar quaisquer questões que temos com emissões e eficiência de combustível”, referiu Kogai, que esclareceu ainda que um motor eficiente deste gênero surgiria primeiro enquanto extensor de autonomia e não como motor principal.
Por outro lado, a curto prazo, a Mazda está trabalhando em uma nova geração de tecnologias Skyactiv que serão implementadas nos seus novos modelos já a partir de 2019. Além disso, o Kogai tem como objetivo posicionar a Mazda em um patamar mais elevado, com um toque de Premium, mas a custo controlado.