MERCEDES-BENZ eSPRINTER 2023: ESTA É A NOVA GERAÇÃO DO FURGÃO ELÉTRICO ALEMÃO

A Mercedes-Benz acaba de apresentar a segunda geração do seu furgão elétrico eSprinter, um veículo comercial para o transporte de mercadorias que promete uma importante melhoria em todos os aspectos possíveis em relação ao seu antecessor e que chegará ao mercado no final deste ano 2023.
A primeira geração do Mercedes-Benz eSprinter foi lançada no ano de 2019 como um veículo de entrega de última milha, para o âmbito urbano, e ainda é oferecido em alguns mercados com duas opções de bateria: uma de 41 kWh com uma autonomia WLTP de apenas 115 quilômetros e uma de 55 kWh com 150 quilômetros.
No último mês de novembro, e embora ainda não soubéssemos nada sobre o novo modelo em termos de especificações, a Mercedes-Benz anunciou que o novo eSprinter havia rodado um total de 475 quilômetros com uma única carga na bateria, em um trajeto entre Stuttgart e Munich, ida e volta.
Na época especulava-se que a bateria desta segunda geração do modelo deveria ser muito mais generosa que as duas opções que oferecia a primeira, de pelo menos 110 kWh, e assim é: o eSprinter 2023 conta com uma bateria de lítio-ferrofosfato com uma capacidade útil de 113 kWh, mais que o dobro da melhor opção do eSprinter anterior.
O fabricante anuncia para o seu furgão elétrico uma autonomia em ciclo combinado WLTP de 400 quilômetros, ou de 500 quilômetros em uso urbano, mas no futuro serão oferecidas outras opções de bateria, supomos que de menor tamanho, para aqueles usuários que não necessitem tanta distância no uso diário.
De série, o eSprinter oferecerá um carregador de bordo de 9.6 kW, que deverá ser suficiente para poder recarregar a bateria durante a noite, embora também permitam carga rápida com corrente contínua, a um máximo de 50 kW na versão convencional, e de 115 kW de forma opcional (10 a 80% da carga em 42 minutos, segundo a marca).
O sistema de propulsão deste novo furgão de zero emissões estará disponível em duas configurações, com 100 e 150 kW de potência (136 e 204 cv, respectivamente), e com um torque máximo de 400 Nm. Em todo caso falamos de um furgão de tração traseira, já que pelo menos inicialmente não haverá opções de tração nas quatro rodas.
A marca anuncia um volume de carga de 13.8 m3 e uma capacidade de transporte de 1.2 toneladas, aproximadamente. Por último, e embora ainda não se conheça seu preço, o novo furgão elétrico do fabricante da estrela será fabricado em três plantas diferentes dos Estados Unidos e Alemanha: Charleston (Carolina do Sul), Düsseldoff e Ludwigsfelde.