NIO: A ALTERNATIVA CHINESA À TESLA ESPERA CHEGAR AO OCIDENTE EM 2021

Nos últimos tempos a NIO foi notícia em diversas ocasiões devido à delicada situação financeira que estava atravessando. Esta relevante e interessante marca chinesa de carros elétricos é uma referência no mercado da mobilidade elétrica. No último mês de maio foi confirmado que a empresa havia obtido o esperado financiamento que garantirá sua viabilidade a corto e médio prazo.
Uma vez colocado um ponto final (pelo menos por enquanto) nos problemas econômicos, a NIO pode concentrar-se em outras tarefas igualmente importantes. Como seguir consolidando sua posição na China como grande alternativa à Tesla e, o que é igualmente relevante, focar em outros mercados internacionais. Assim assinalou o próprio William Li, CEO da NIO, que comentou que eles esperam ingressar nos mercados internacionais a partir do segundo semestre de 2021.
Por outra parte, Lihong Qin, outro dirigente da NIO, declarou à mídia especializada que a marca pode chegar a uma série de países europeus em um prazo máximo de dois anos. Embora não tenha entrado em detalhes, está claro que os mercados escolhidos serão aqueles onde o carro elétrico tem uma maior presença: Dinamarca, Noruega, Holanda, Reino Unido e Alemanha, entre outros.
Nesse processo de expansão global também deverá ser levado em conta o que Qin denomina como ‘mercados mais acessíveis’. Ou seja, países situados territorialmente próximos da própria China. Além disso, também assegurou que seu programa de aluguel de baterias permitirá reduzir notavelmente o preço de saída dos seus veículos elétricos. Una fórmula pela qual já apostam outros fabricantes, como a Renault.
A proposta está bastante clara. Adquirir um carro elétrico, mas não ter a propriedade do pacote de baterias. É uma opção que tem tanto vantagens como desvantagens. A NIO denominou este serviço de aluguel de baterias como BAAS (Battery As A Service). Os condutores pagam uma tarifa de maneira mensal para poder utilizar as baterias que equipam o veículo.
Outro ponto forte da NIO na China é sua rede de 143 estações de troca de baterias que permitem trocar o pacote de baterias por outro completamente carregado. A empresa se propôs abrir 300 estações adicionais ao longo do próximo ano de 2021. O carro elétrico mais barato da NIO é o ES6. Seu preço de saída uma vez descontadas as diferentes ajudas disponíveis é de 273.600 yuans (220.000 reais) com a bateria de aluguel. Se a opção for em tê-la como propriedade, a cifra dispara até os 343.600 yuans (280.000 reais).