NIO EL6 2023: SUV CHINÊS ESTREIA NA EUROPA COM ATÉ 528 KM DE AUTONOMIA
No mês passado a NIO apresentou na China a segunda geração do NIO ES6, um SUV elétrico que agora chega também a alguns mercados da Europa, mas devido a uma batalha legal com a Audi, no Velho Continente o modelo terá o nome de NIO EL6.
Em princípio, o SUV elétrico de origem chinesa será comercializado na Noruega, Alemanha, Holanda, Suécia e Dinamarca, países onde os modelos de zero emissões fazem bastante sucesso, embora seja provável que, em um futuro, a oferta seja ampliada também a outros mercados. Como ocorre com outros veículos da marca, estará disponível para compra ou mediante assinatura.
Este SUV de tamanho médio tem praticamente o mesmo tamanho do seu antecessor, embora seja ligeiramente mais largo e baixo. Mede 4.85 metros de comprimento, 2.0 de largura e 1.70 de altura, com uma distância entre os eixos de 2.92 metros, de modo que é maior que um Volkswagen ID.5 (4.60 m), um Skoda Enyaq (4.65 m) e um Mercedes-Benz EQC (4.76 m), porém é menor que um BMW iX (4.95 m).
Entre as novidades em termos de design, destacam-se novos faróis redondos nos extremos do para-choque (também redesenhados), as estilizadas luzes de circulação diurna, lanternas traseiras também muito estreitas e unidas por uma listra luminosa e as câmeras e o sensor LiDAR instalados no teto do carro.
No habitáculo surge um volante de formas quase quadradas, bancos de ajuste elétrico, instrumentação digital, um grande teto solar panorâmico de vidro (de quase 1m²) e uma generosa tela multimídia flutuante no centro do painel, com a mais recente versão do sistema operacional Banyan OS da NIO. Além disso, o porta-malas oferece entre 668 e 1.430 litros de capacidade.
Embora seu aspecto seja familiar, a verdade é que debaixo de sua pele tudo é novo. A plataforma é a mais recente NT 2.0 do fabricante chinês e, de série, o EL6 incorpora uma configuração de dois motores elétricos, um em cada eixo, portanto, com tração nas quatro rodas.
O motor dianteiro (de indução) oferece 150 kW ou 204 cv de potência, enquanto o traseiro alcança 210 kW ou 286 cv. A potência combinada do sistema atinge 360 kW ou 489 cv, com um generoso torque máximo de 700 Nm. Cifras suficientes para que o SUV acelere de 0 a 100 km/h em apenas 4.5 segundos.
Quanto à bateria, de série é de 75 kWh, embora opcionalmente possa ser instalada uma de 100 kWh que anuncia uma autonomia WLTP de 528 quilômetros. Na Alemanha, o preço do NIO EL6 começa em 65.500 euros, enquanto a versão com a bateria de maior capacidade atinge 74.500 euros.