O ASTON MARTIN DBX SERÁ RADICALIZADO COM UM MOTOR V12

A estreia do novo Aston Martin DBX ainda é recente. O primeiro crossover da marca gerou muitas manchetes. Trata-se de um modelo fundamental para o futuro mais imediato da Aston Martin, já que que tem a titânica tarefa de melhorar a situação econômica da empresa. Não será nada fácil, embora para isso conte com vários truques a seu favor. Além disso, é destinado a atuar principalmente no mercado automobilístico chinês.
Debaixo do capô do novo DBX se encontra um motor a gasolina V8 de 4.0 litros biturbo de origem Mercedes-AMG que desenvolve uma potência de 550 cv e 700 Nm de torque máximo. Surge acoplado a uma transmissão automática de nove velocidades e um sistema de tração total. Trata-se de um conjunto mecânico que garante um elevado desempenho. No entanto, não será suficiente para os clientes mais exigentes da marca britânica.
É por isso que Andy Palmer, CEO da Aston Martin, deixou aberta a porta para a introdução de mais mecânicas na linha do DBX. A oferta será enriquecida no futuro mais imediato, assim destacou o dirigente máximo da empresa em declarações à mídia especializada. Uma das chaves é a possibilidade da chegada de uma versão de alto desempenho acompanhada de um motor V12.
O próprio Palmer assinalou que o novo DBX pode ser adaptado para incorporar um motor V12. E mais, o compartimento onde se aloja o mencionado motor V8 tem espaço de sobra para poder instalar um bloco de 12 cilindros. O CEO de Aston Martin comentou que serão feitos outros derivados do motor: “Provavelmente faremos outros derivados do motor, com outras especificações. Como acontece com qualquer gestão de ciclo de vida”.
Será mantida uma estratégia semelhante à que a Aston Martin segue com seus outros modelos. Ou seja, serão desenvolvidas determinadas versões especiais que permitirão que se desfrute de maior exclusividade, assim como de desempenhos superiores: “E da mesma maneira como fazemos edições especiais fora da nossa plataforma DB11, também podemos fazer edições especiais fora desta plataforma”.
O mais lógico é que o motor V12 estreie na linha do Aston Martin DBX através de uma versão AMR. Será uma interessante opção para aqueles condutores que buscam uma experiência de condução mais radical. A Aston Martin tem muitos planos para o DBX. Como assinalado no início, trata-se de um modelo que marcará o futuro da empresa no curto prazo.