Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. O NOVO AUDI E-TRON GT: UMA OBRA-PRIMA ELETRIZANTE

Notícias

O NOVO AUDI E-TRON GT: UMA OBRA-PRIMA ELETRIZANTE

18/06/2024

Voltar
O NOVO AUDI E-TRON GT: UMA OBRA-PRIMA ELETRIZANTE

Desde o seu lançamento em 2021, o Audi e-tron GT quattro tem sido o carro-chefe da linha de modelos elétricos e esportivos da marca de Ingolstadt. O Gran Turismo de quatro portas combina um design evocativo com um poderoso sistema de propulsão e grande dinâmica. As novas versões melhoram significativamente a autonomia, o desempenho, o carregamento e o comportamento dinâmico. Com o RS e-tron GT performance, a Audi estreia seu primeiro modelo RS performance totalmente elétrico. Os novos modelos da família Audi e-tron GT já estão disponíveis para encomenda. 

As novas versões da gama e-tron GT combinam design progressivo com tecnologia inovadora e cada uma tem um visual distinto. Por exemplo, o novo Audi S e-tron GT é sinônimo de elegância e esportividade. Sua frente é homogênea e expressiva ao mesmo tempo. Uma máscara preta envolve a grade Singleframe invertida e totalmente fechada, refletindo a linguagem de design específica dos modelos e-tron. As estruturas elevadas conferem à grade uma aparência tridimensional precisa. Uma faixa na cor da carroceria no Singleframe dá ao Gran Turismo uma aparência ainda mais esportiva. As entradas de ar nas saias dianteiras, que otimizam o fluxo de ar ao redor das rodas, têm formato mais pronunciado.

Um difusor aerodinâmico de design elegante com aletas verticais domina a traseira. Possui um inserto na cor da carroceria que acrescenta ainda mais textura visual e atua como elo entre o próprio difusor e o para-choque traseiro.

O novo Audi RS e-tron GT agora também é mais esportivo. Sua frente tem um visual bem mais radical, com o Singleframe invertido em que predomina a característica estrutura tridimensional em colmeia dos modelos RS. O avental que enquadra o contorno preto da grade estende visualmente o RS e-tron para baixo. O veículo dá a impressão de estar mais próximo do asfalto em combinação com as lâminas funcionais em forma de L. A traseira do RS e-tron GT toma emprestado elementos de design do mundo das corridas. O difusor aerodinâmico reflete o tema dos elementos tridimensionais de eficiência na frente, como as lâminas em forma de L na traseira, com acabamento na cor da carroceria para um visual esportivo. Outro detalhe de corrida é um refletor vertical vermelho localizado entre os canais aerodinâmicos.

O Audi RS e-tron GT performance é o primeiro modelo RS performance totalmente elétrico. Ele apresenta elementos de design exclusivos e se distingue do RS e-tron GT por um teto opcional de carbono fosco escurecido em combinação com elementos opcionais de camuflagem de carbono, que são uma novidade na Audi e projetados exclusivamente para o desempenho do RS. A camuflagem de carbono é usada nas estruturas elevadas dos para-choques, no revestimento das portas, em partes do difusor e nos espelhos retrovisores laterais.

A nova identidade corporativa também contribui para a atualização exterior da família e-tron GT. Os quatro aros agora têm design bidimensional e ficam localizados entre a grade e a saia dianteira. A gama de cores conta com nove acabamentos exteriores. Além do Arkona White, inclui as cores metálicas ou com efeito perolado Ascari Blue, Daytona Grey, Florete Silver, Kemora Grey, Mitos Black e Progressive Red. O Nimbus Grey está disponível como acabamento exclusivo para o RS e-tron GT e RS e-tron GT performance, enquanto a nova cor Bedford Green está reservada para a versão performance. Também disponível mediante pedido está o pacote opcional de óptica preta que inclui os aros Audi dianteiros e traseiros, as entradas de ar e o elemento difusor (S e-tron GT). Aros escuros, lâminas em forma de L e duas inserções de canal aerodinâmicas são de série nos modelos RS. O pacote com óptica preta inclui lâminas em forma de L no para-choque e canais aerodinâmicos pretos no difusor.

A Audi também renovou a linha de rodas. Novas rodas de 20 polegadas com design de raios múltiplos são de série em todas as três versões, S, RS e RS Performance. Além disso, a Audi adicionou duas novas versões de seis raios duplos para o RS. As rodas forjadas e fresadas de 21 polegadas lembram a chamada ‘roda AVUS’, que a Audi apresentou em 1991 no carro-conceito Audi Avus quattro. Com as suas linhas claras e intransigentes, esta icônica roda pertence ao DNA da marca dos quatro aros. Toda a superfície é fosca e escurecida no RS e-tron GT performance, intensificando as ambições esportivas do veículo.

O interior: elementos esportivos e materiais sustentáveis

A nova identidade corporativa da Audi também molda o interior com volante, bancos e soleiras redesenhados e apresentando novo conteúdo digital. A projeção de luz da porta também foi adaptada: ao abrir a porta do condutor aparece um losango vermelho com uma sombra vermelha. Na versão S o losango é branco, também com sombra vermelha. Entre as novas inserções decorativas da linha e-tron GT estão algumas em madeira natural de bétula em antracite. Para o RS e-tron GT performance, também estão disponíveis inserções de camuflagem de carbono fosco combinando com o exterior. As novidades para o interior incluem aplicações em Vanadium, acabamento com efeito antracite que aparece de forma diferente dependendo da iluminação, disponível como opcional para o S e-tron GT e de série nos modelos RS.

As novas versões da família e-tron GT possuem volante de fundo plano. Nos modelos RS, o aro incorpora o botão ‘push to pass’, que fornece potência extra de até 70 kW (95 cv) durante dez segundos e, opcionalmente, uma marca às 12 horas. Os bancos também têm design mais esportivo, com uma inserção com logotipo iluminado. O S e-tron GT vem de fábrica com bancos esportivos plus, que apresentam logotipo de encosto de cabeça iluminado e ajuste em 14 posições. Em combinação com o pacote de design sem couro, os bancos esportivos apresentam costuras contrastantes em laranja. Uma função de massagem pode ser solicitada opcionalmente nos modelos RS. O modelo de desempenho apresenta um novo pacote de design exclusivo com costura Serpentine Green para combinar com o acabamento exterior Bedford Green e bancos opcionais com ajuste opcional de 18 posições.

O material de microfibra sustentável Dinamica e o tecido Cascade são utilizados no interior. A microfibra Dinamica, que tem a aparência de camurça, é feita de quase a metade de poliéster reciclado, parte do qual a Audi obtém a partir de restos de tecido. Os bancos, o volante, o capa virtual da cabine, os retrovisores externos, o console central e grande parte do revestimento dos painéis internos da cabine possuem entre 37 e 45% de microfibra Dinamica, que nos modelos RS é na cor preto intenso. O tecido Cascade, que lembra as fibras naturais, é feito de 15% de ourela e 35% de poliéster reciclado. Para proteger o meio ambiente, não é tingido. O Cascade é usado nos bancos e espelhos. Os carpetes e tapetes são confeccionados em Econyl, material composto por fibras de náilon 100% recicladas provenientes de resíduos de produção, sobras de tecidos e carpetes ou redes de pesca recuperadas.

Audi virtual cockpit otimizado e teto panorâmico inteligente

A família e-tron GT é digital e conectada graças a vários serviços Audi connect, funções sob demanda e uma loja de aplicativos online. O Audi virtual cockpit fornece novas informações sobre a temperatura da bateria e exibe a potência máxima de carga possível em tempo real. O RS e-tron GT incorpora telas com conteúdo específico do RS. Por exemplo, os clientes que adquirirem um RS e-tron GT performance poderão selecionar através do MMI uma tela com indicador de potência e velocímetro na cor branca, uma homenagem ao Audi RS 2 Avant de 1994, no qual os mostradores analógicos vinham inicialmente nessa cor.

Como melhoria adicional opcional, está disponível um teto panorâmico de vidro tecnicamente avançado. Ao contrário dos materiais anteriores, o vidro inteligente do teto panorâmico minimiza a luz solar direta e torna-se opaco com o toque de um botão. Isto é conseguido usando a chamada tecnologia de vidro líquido disperso em polímero (PDLC), que pode mudar de transparente para opaco. Os componentes de vidro eletricamente controláveis ??contêm dois elementos de película PDLC intercalados ??entre os vidros líquidos que dão nome à tecnologia. Quando nenhuma tensão é aplicada aos vidros, elas formam uma camada não transparente que torna o teto opaco. Ao aplicar uma corrente elétrica, as janelas são realinhadas e o teto fica transparente. Este teto panorâmico pode ser controlado individualmente como uma ‘cortina digital’ através do display MMI, onde os clientes podem escolher entre quatro configurações pré-definidas. Os gráficos nas superfícies foscas lembram a colmeia esportiva que a Audi tornou icônica.

Mais eficiente e potente: tração integral elétrica

O motor elétrico utilizado no eixo dianteiro do S e-tron GT e do RS e-tron GT é do tipo síncrono de ímã permanente (PSM) e produz uma potência de 176 kW (239 cv). Como recurso adicional, o RS e-tron GT Performance possui eletrônica de potência modificada no eixo dianteiro com um inversor otimizado para correntes de descarga ainda mais altas. Nos três modelos este motor dianteiro é mais eficiente, ao mesmo tempo que aumenta significativamente a potência e melhora a aceleração.

O recém-desenvolvido motor elétrico do eixo traseiro, também projetado como uma máquina síncrona de ímã permanente (PSM), tem as mesmas dimensões do RS e-tron GT e do RS e-tron GT performance: um comprimento axial de 192 milímetros e um diâmetro de 230 milímetros. Componentes como o rotor vêm da Plataforma Elétrica Premium (PPE). O motor elétrico fornece 415 kW (564 cv) em ambos os casos, e ambos possuem reservas de potência para situações extremas de condução. A potência total máxima do sistema no S e-tron GT é de 500 kW (679 cv), enquanto no RS e-tron GT chega a 630 kW (856 cv). Por sua parte, o RS e-tron GT performance oferece uma potência de sistema de 680 kW (925 cv), tornando-o o carro de produção mais potente já fabricado pela Audi.

Em suas três versões, o Gran Turismo totalmente elétrico da Audi oferece um desempenho impressionante. O S e-tron GT acelera de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e o RS e-tron GT faz isso em 2.8 segundos, enquanto o RS e-tron GT performance precisa de apenas 2.5 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h. O S e-tron GT atinge uma velocidade máxima autolimitada de 245 km/h. Nos dois modelos RS a limitação é de 250 km/h.

Um sistema de freios de novo desenvolvimento e maior, com discos de aço e pinças com acabamento em vermelho de série, é responsável pela desaceleração do S e-tron GT. Ambos os modelos RS incluem discos de freio revestidos de carboneto de tungstênio - opcionais no modelo S - e as pinças de freio estão disponíveis em preto, vermelho ou laranja, à escolha do cliente. A Audi oferece discos de carbono-cerâmica para toda a família e-tron GT. Neste caso, as pinças de dez pistões são fornecidas de série em antracite e estão disponíveis em vermelho mediante solicitação.

Apesar do notável aumento de potência, a Audi conseguiu reduzir o peso do motor elétrico do eixo traseiro em cerca de dez quilos, redesenhando componentes como o rotor e o estator mais leves e otimizando o sistema de refrigeração. Para uma distribuição de potência mais progressiva, os eixos de transmissão da corrente cinemática foram reforçados e a eletrônica responsável pela tração integral foi otimizada para todos os modos Audi drive select. Uma nova função boost permite que o RS e-tron GT performance e o RS e-tron GT forneçam um aumento notável de potência de 70 kW durante a condução. O condutor pode ativar esta função através do satélite de controle esquerdo no volante. O modo Boost é ativado por dez segundos e uma contagem regressiva na instrumentação indica o tempo restante.

Bateria mais leve com maior densidade de energia, autonomia de até 611 km

A Audi tornou a bateria de alta tensão mais leve e ao mesmo tempo aumentou sua densidade. Apesar do maior conteúdo energético, o peso da bateria foi reduzido em nove quilos, para um total de 625 kg. Sua capacidade bruta de armazenamento é de 105 kWh (líquida: 97 kWh). Entre outras medidas, a otimização da placa de resfriamento de duas camadas resulta em um aumento de 12% na capacidade dos 33 módulos de células, cada um contendo 12 células do tipo bolsa com um revestimento externo flexível. A Audi também modificou o sistema de refrigeração das próprias células.

Essa medida, combinada com mudanças nos materiais e elementos separadores, bem como na química celular adaptada, resulta em maior densidade de energia celular. A potência disponível através de recuperação (frenagem regenerativa) para a nova família e-tron GT também aumentou de 290 para 400 kW. O condutor pode selecionar a recuperação manual ou automática através do MMI, bem como controlá-la em três níveis usando os paddles no volante.

As correntes máximas de carga e descarga também foram aumentadas para 400 amperes através de um maior fluxo de corrente dentro de cada uma das células. A química celular modificada e a otimização do sistema de gerenciamento térmico inteligente e preditivo, com melhor comutação de bombas e válvulas e pré-condicionamento refinado, permitem que mais energia flua durante o processo de recarga. O sistema de carregamento recém-projetado do conversor auxiliar combinado também contribui para melhorar o desempenho de carregamento, reduzindo o peso em 2.3 kg e fornecendo estágios de conversão de tensão desde a bateria até a carga final.

Maior potência: uma recarga de 10 minutos proporciona 280 quilômetros de autonomia

No total, a potência máxima de carregamento aumentou de 50 kW para 320 kW. Isto significa que, em condições ideais, a bateria de alta tensão da família e-tron GT pode ser carregada de 10 a 80% em apenas 18 minutos em uma estação de carregamento de alta potência (HPC). Em apenas 10 minutos é possível recuperar 280 km de autonomia. Equipado com Plug & Charge, o veículo autoriza e ativa automaticamente estações de carregamento compatíveis quando o cabo de carregamento é conectado.

A nova bateria também apresenta uma janela de carregamento rápido significativamente mais ampla. Mesmo em baixas temperaturas, o carro atinge um desempenho de carregamento muito alto mais rapidamente. Isto permite que altas potências de carregamento sejam alcançadas em temperaturas tão baixas quanto 15°C, reduzindo ainda mais os requisitos de energia do sistema de gerenciamento térmico e facilitando aos clientes a obtenção da janela ideal de carregamento rápido. Opcionalmente, também pode ser carregado em corrente alternada de até 22 kW.

Pela primeira vez, o Audi virtual cockpit plus fornece informações abrangentes sobre o status operacional atual da bateria de alta tensão, incluindo temperatura da bateria, previsão de carga rápida e status de pré-condicionamento. Especificamente, este novo recurso usa gráficos e ícones específicos para exibir a potência de carregamento atualmente disponível e a temperatura da bateria. O Audi virtual cockpit plus também indica o status do pré-condicionamento quando a navegação para uma estação de carregamento rápido HPC está ativa. Dessa forma, o condutor pode saber rapidamente qual desempenho de carga pode esperar.

O sistema de gerenciamento térmico, composto por quatro circuitos de resfriamento otimizados, mantém a bateria e os componentes do powertrain na temperatura ideal. Dependendo do clima, a bateria pode esfriar ou aquecer durante o passeio, para que possa ser carregada rapidamente. A bomba de calor padrão aumenta a autonomia, especialmente no inverno, graças à climatização energeticamente eficiente do habitáculo.

Suspensão ativa e Audi drive select com modos RS configuráveis

Como parte do equipamento de série, a família e-tron GT apresenta uma suspensão pneumática recentemente desenvolvida com tecnologia de 2 câmaras e 2 válvulas, que oferece vantagens significativas em termos de dinâmica de condução sem comprometer o conforto. A nova e inovadora suspensão ativa, que proporciona um equilíbrio sem precedentes entre conforto e dinâmica, está disponível como opção.

O sistema de condução dinâmica Audi drive select permite ao motorista controlar o caráter do veículo. Possui três perfis: efficiency, comfort e dynamic. Um modo individual também pode ser configurado no S e-tron GT, e os modelos RS oferecem dois programas específicos e configuráveis ??individualmente: RS1 e RS2. Como recurso exclusivo, o RS e-tron GT performance possui um modo de desempenho projetado para oferecer uma configuração ideal para condução em pista.

A suspensão mantém a carroceria do carro quase horizontal durante manobras dinâmicas de frenagem, direção e aceleração. Isto resulta em uma resposta de direção muito precisa, aumentando significativamente o controle do condutor durante uma condução esportiva. Nestas situações, a suspensão ativa garante uma aderência quase perfeita à estrada graças a uma distribuição equilibrada da carga nas rodas.

Durante uma condução suave, a suspensão ativa neutraliza quase completamente as vibrações da carroceria, especialmente ao passar por cima de lombadas. Quando o motorista ativa as funções específicas de curva, aceleração e frenagem de conforto através do Audi drive select, a suspensão compensa a inclinação e a rotação, reduzindo a aceleração experimentada pelos ocupantes do veículo. A suspensão ativa também possui função de entrada de conforto quando o carro está parado. Dependendo da altura inicial do veículo, ele pode ser elevado entre 55 e 77 milímetros em questão de segundos.

Sob pedido, a Audi oferece direção nas quatro rodas em combinação com uma relação mais direta no eixo dianteiro do que seu antecessor, o e-tron GT quattro, o que reduz o esforço que deve ser aplicado ao volante durante a direção em baixas velocidades. O sistema funciona por meio de uma transmissão por fuso para girar as rodas traseiras em no máximo 2.8 graus, no sentido oposto ao das rodas dianteiras, até uma velocidade de cerca de 50 km/h, aumentando a agilidade e a manobrabilidade; ou na mesma direção das rodas dianteiras a uma velocidade de cerca de 80 km/h, o que melhora a estabilidade. Entre 50 e 80 km/h, o sistema alterna entre girar as rodas no sentido oposto ou no mesmo sentido das rodas dianteiras, dependendo da situação de condução. Ao manobrar, a direção nas quatro rodas reduz o raio de viragem do carro em cerca de 0.6 metros.

Aberto o prazo de pedidos

Os novos modelos da família Audi e-tron GT já estão disponíveis para encomenda. No mercado europeu, os preços do S e-tron GT começam em cerca de 130.000 euros. Por sua vez, o RS e-tron GT começa nos 150.000 euros e o RS e-tron GT performance tem um preço a partir de 160.000 euros. Isso, é claro, dependendo do mercado.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

2025 - AUDI RS E-TRON GT

2025 - AUDI RS E-TRON GT PERFORMANCE

2025 - AUDI S E-TRON GT

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter