OS CHINESES CONTINUAM ASSUMINDO A ASTON MARTIN: A GEELY JÁ TEM 17%

No último mês de setembro, o gigante chinês Geely anunciou que havia chegado a um acordo com a Aston Martin para adquirir uma participação de 7.6% na marca britânica. Embora a participação total não tenha sido divulgada, o maior grupo de tecnologia automobilística de propriedade privada da China avançou posições até dominar praticamente 17% da empresa de Gaydon.
Com esta operação, a Geely se aproxima do Fundo de Investimento Público da Arábia Saudita, que tem uma participação de 16.7%; e a Yew Tree, com uma participação de 18.3%. Supera por sua vez a Mercedes-Benz, que detém uma participação de 9.7%. Lembrando que a Geely já controla uma boa variedade de fabricantes de automóveis.
Na extensa lista não faltam Volvo, Lotus, Polestar, Proton, Smart (50%) e London Electric Vehicle Company (LEVC). Também é proprietária de novas empresas como Lynk & Co, Zeekr e Geometry. Vale a pena destacar que o fundador e presidente da Geely, Li Shufu, tem uma participação acionária de 9.7% no Grupo Mercedes-Benz através da Tenaciou3 Prospect Investment Limited.
Para aumentar sua participação no fabricante britânico, a Geely investiu 234 milhões de libras esterlinas. Graças a isso, tornou-se o terceiro maior acionista da empresa. Cabe destacar que a Mercedes-Benz assinalou que também aumentará sua participação na Aston Martin até 20% para o final de 2023.
Segundo o novo acordo entre ambas as empresas, a Geely não poderá aumentar sua participação até agosto de 2024. Até lá, terá um assento na tomada de decisões através da nomeação de um diretor não executivo para o Conselho de Administração da Aston Martin, como representante dos acionistas. Também será designado um segundo membro, mas unicamente como observador.