PEUGEOT 508 ELÉTRICO ESTARÁ PRONTO EM 2025

Em dois anos, o Peugeot 508 será mais um rival do Tesla Model 3. O novo sedan francês passará por uma mudança radical tanto em seu estilo como em sua forma de propulsão, para tentar fazer frente a um dos carros elétricos mais vendidos e poderosos do mundo.
O lançamento poderá acontecer por volta de 2025, mas os britânicos da Autocar já tiveram os primeiros detalhes interessantes deste novo modelo ‘a bateria’.
O mais provável é que o novo 508 (supondo que este nome continue) estará baseado na plataforma modular STLA da Stellantis, sobre a qual serão construídos a maioria dos futuros modelos do gigante grupo automobilístico.
O design deverá aproximar-se muito ao do protótipo Inception, que foi apresentado no CES de Las Vegas no último mês de janeiro como um autêntico ‘manifesto’ aos Peugeot do futuro.
Dadas as tendências do mercado, a marca francesa poderá propor um aspecto ligeiramente diferente do protótipo, com uma carroceria mais elevada e uma estética mais próxima de um crossover, sem chegar a converter-se em um SUV.
Com o Peugeot 408, a marca do leão demonstrou que pode fundir vários segmentos em um único veículo e a impressão é que o futuro 508 também seguirá o mesmo caminho.
Na base do novo Peugeot 508 poderão estar algumas das tecnologias mostradas no Inception. Entre elas figuram uma nova direção controlada eletronicamente (‘by wire’), várias funções avançadas de condução autônoma e uma nova geração de baterias que também podem ser recarregadas de forma indutiva.
No momento é difícil imaginar a autonomia e o desempenho exatos do 508 elétrico. No entanto, se a marca francesa realmente quiser desafiar a Tesla, cabe esperar uma autonomia de pelo menos 500-600 km e uma potência entre 300 e 500 cv. Por último, outra questão importante será o preço: a queda das cifras do fabricante americano também terá um impacto direto entre seus concorrentes durante os próximos meses e anos.