SEMELHANÇA DOS NOMES E DO DESIGN ABREM DISCUSSÃO ENTRE A BENTLEY E A LINCOLN
- A apresentação do Lincoln Continental Concept no Salão de New York, deu origem a muitas críticas por parte da Bentley, pelas semelhanças do design com o Flying Spur e a utilização da mesma designação Continental.
Não é a primeira vez e nem será a última. Quando uma marca decide utilizar uma designação para um modelo, no caso Continental, que já está implementada na linha de outra marca, é normal que isto cause certo desconforto. Além disso, quando são utilizados traços de design similares aos dessa mesma marca, então é claro que as coisas ficam ainda piores. Foi o que aconteceu agora entre a Bentley e a Lincoln, já que a apresentação por parte da marca americana, que pertence à Ford, de um Continental Concept no Salão de New York, levou o Diretor de Design da Bentley, Luc Donckerwolke, a criticar fortemente o modelo do mesmo nome do outro lado do Atlântico.
Sem mandar recados por ninguém, Donckerwolke foi diretamente à página do Facebook do chefe de design da Lincoln, David Woodhouse, e deixou uma clara mensagem: “Querem que nós enviemos os planos de produção do modelo?", registrou o diretor da Bentley como forma de evidenciar as semelhanças na imagem lateral entre o concept da Lincoln e o modelo Flying Spur, especialmente ao nível dos frisos e linhas das janelas. Além disso, em declarações à Car Design News, Donckerwolke também criticou a atuação da Lincoln, dizendo que "Este comportamento não é respeitável. Construir uma cópia como esta é dar má fama ao mundo do design automobilístico”.
O departamento de imprensa da Lincoln informou que a designação Continental está presente em sua linha de produtos desde 1939, e que apesar dela não estar em utilização no momento, irá ser implementada a partir de 2016. Ou seja, a partir do próximo ano será comercializado nos vários mercados onde a Lincoln está presente, incluindo a China e Estados Unidos, dois dos países onde a Bentley apresenta sua melhor performance comercial. Sobre o tema, a Bentley informa ainda, que também desde o início da década de 1930 o nome Continental vem sendo utilizado em seus modelos e também nos da Rolls-Royce, uma vez que as duas marcas britânicas pertenceram até 1998 ao mesmo grupo automobilístico, a Vickers PLC.