SKODA VISION GT: UM CONCEPT IMAGINANDO UM CARRO DE CORRIDAS ELÉTRICO

Nos últimos anos, a Skoda tomou como hábito modernizar alguns de seus modelos clássicos, apresentando distintos esboços e projetos criados por sua equipe de design. Alguns exemplos recentes são as homenagens ao 200 RS, ao 110 Super Sport e ao furgão 1203.
Agora, chegou a vez de revitalizar o 1100 OHC, um esportivo apresentado em 1957, do qual foram fabricados apenas cinco exemplares: três com carroceria spider e dois coupes. Voltando ao presente, o equivalente do ano 2022 é baseado no modelo conversível, mas recebe um toque elétrico.
O Vision GT se apresenta como um monolugar pensado exclusivamente para o circuito, com uma carroceria muito baixa, de design afilado e sem teto. Está pintado de vermelho, como seu antecessor, e conta com um aerodinâmico para-brisa.
O volante é de fibra de carbono e está achatado na parte superior e inferior. E segundo palavras da própria marca, também inclui um sistema Head-up Display que projeta informação diretamente na viseira do capacete do condutor.
As especificações técnicas não foram anunciadas, já que o concept da Skoda não é real. No entanto, conta com tecnologia de aerodinâmica ativa e um habitáculo ativo com um banco de amortecimento flexível, projetado para compensar de forma ótima as forças G.
O aspecto exterior também se inspira nos atuais carros de Fórmula E, que serviram de inspiração para o aerofólio de duas peças da parte traseira.
O Vision GT chega após outro marco relacionado com o Skoda 1100 OHC Coupe: em fevereiro deste mesmo ano, foi apresentado um exemplar completamente restaurado. Um processo em que a marca checa investiu cerca de sete anos.
Voltando ao concept moderno, é possível contemplar seus esboços e desenhos na exposição ‘Design e Transformação’, no Museu do Design de Bruxelas, até o dia 8 de janeiro de 2023.