SUBARU SOLTERRA: O SUV ELÉTRICO DA MARCA JAPONESA JÁ TEM NOME

No ano passado a Subaru apresentou um protótipo que na ocasião era chamado de Evoltis e adiantava as bases do seu primeiro veículo 100% elétrico, e como não poderia ser de outra forma tratava-se de um SUV. A marca assegurou que este modelo ecológico terá um tamanho similar ao do Forester e fará parte do segmento C, sendo baseado sobre uma inovadora plataforma modular que está sendo desenvolvida conjuntamente com a Toyota. Pois bem, agora sabemos que o seu nome será outro: Subaru Solterra.
Por enquanto não conhecemos muitos detalhes deste modelo, exceto que chegará ao mercado em meados de 2022, em regiões como o Japão, Estados Unidos, Canadá, Europa e China. Estamos, portanto, diante de um SUV global que ainda segue ocultando seu design, embora a própria marca tenha lançado duas imagens de modo teaser onde se pode apreciar generosos faróis dianteiros e o que parece ser uma grade frontal de grandes dimensões, que imaginamos será carenada dada sua natureza elétrica.
Como mencionado antes, este veículo estará baseado sobre a Plataforma Global e-Subaru, que foi criada conjuntamente com a Toyota. Esta arquitetura permitirá fabricar diferentes tipos de veículos elétricos de maneira eficiente ao combinar múltiplos módulos e componentes, como as partes dianteira, central e traseira de um automóvel. Apesar das duas empresas terem colocado todos os seus conhecimentos sobre a mesa na hora do desenvolvimento, o objetivo da Subaru foi conseguir uma segurança passiva superior e melhor estabilidade do veículo.
“Não só a plataforma do Solterra foi desenvolvida conjuntamente por Subaru e Toyota, mas também uma ampla gama de elementos que incluem o planejamento de produto, seu design e seu desempenho. Neste desenvolvimento, as duas empresas aportaram suas respectivas fortalezas, como a longamente acumulada tecnologia de tração total (All Wheel Drive) da Subaru e a excepcional tecnologia de eletrificação de veículos da Toyota, para criar um novo SUV com atributos que somente um veículo totalmente elétrico pode oferecer”, destaca o fabricante japonês.
A denominação escolhida pela Subaru foi criada unindo as palavras latinas ‘SOL’ e ‘TERRA’. Com este nome, a marca japonesa apresenta sua particular homenagem à mãe natureza e seu desejo de promover ainda mais a convivência com a mesma, “oferecendo a seus clientes o melhor da tradicional capacidade de poder ir a qualquer lado com um SUV da Subaru em um veículo totalmente elétrico”.
Será preciso aguardar para conhecer as características técnicas do Subaru Solterra, assim como seu design definitivo tanto exterior como interior, algo que não demorará muito, devido aos numerosos vazamentos que costumam acontecer muito antes da apresentação de um determinado veículo. Estaremos atentos.