TATA SIERRA EV CONCEPT: ANTECIPANDO UM SUV COMPACTO PARA 2025

No âmbito do Salão de New Delhi, na Índia, a TATA apresentou um protótipo denominado Sierra EV que antecipa um futuro modelo SUV. Como sabemos, o Grupo TATA, proprietário da Jaguar Land Rover, tem grandes planos de eletrificação em andamento.
A empresa comprometeu-se a lançar na Índia 10 veículos elétricos em vários segmentos do mercado e com diversas carrocerias, começando pelos TATA Nexon EV, TATA Tigor EV e TATA Tiago.EV, cujas entregas estão previstas para este início de ano.
O novo protótipo, chamado TATA Sierra EV Concept, é o adiantamento de outro futuro modelo elétrico da marca indiana, previsto para 2025, mas neste caso, parece que o SUV contará também com motorizações a combustão, e não apenas elétrica.
O Sierra EV é uma versão bem melhorada do protótipo de mesmo nome que a marca apresentou no Salão de New Delhi de 2020, mas agora está muito mais próximo da produção. Apesar de suas compactas dimensões, promete um interior espaçoso e um grande porta-malas.
O design do concept é inspirado em um SUV pensado para a aventura, com uma generosa altura livre do solo, um capô alto e quase plano, estilizados faróis LED, proteções inferiores, as clássicas molduras de tom preto nos arcos de roda e proteções de metal nos para-choques, por exemplo.
Ao contrário do concept original, com portas corrediças, o novo dispõe de portas convencionais, que dão acesso a um habitáculo com um desenho bastante horizontal e um painel de aspecto moderno. Não falta um volante multifuncional com o logotipo da marca retroiluminado no centro.
Nos lugares traseiros, o Sierra EV dispõe do que a marca chama bancos ‘tipo salão’, reclináveis e de estilo ‘Business’ que, segundo diz o próprio fabricante, oferecem mais espaço que os de veículos de segmentos superiores.
A publicação Autocar India afirma que a versão de produção do Sierra EV chegará ao mercado indiano em 2025 e se posicionará acima do TATA Safari na linha de modelos. Por enquanto, no entanto, não são conhecidas as especificações do veículo, além do fato de que será fabricado sobre a plataforma ALFA (Agile Light Flexible Advanced) da empresa.