UM PORSCHE 911 SPEEDSTER MARCA O FINAL DA GERAÇÃO 991

Um Porsche 911 Speedster acaba de sair da linha de montagem de Zuffenhausen. Isto não seria nada especialmente importante se não fosse pelo fato de se tratar do último Porsche da geração 991 que foi produzido, dando assim um ponto final a uma geração que esteve entre nós durante quase uma década e que assentou as bases para a nova geração 992 que acaba de aterrissar.
“A geração 991 em particular estabeleceu novos padrões em termos de rendimento, capacidade de condução e eficiência. Me enche de orgulho, assim como um toque de tristeza, ter que enviá-lo à aposentadoria. De minha parte, posso dizer que o 991 me deu um enorme prazer” reconhece o Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Porsche, Michael Steiner.
O 991 significou uma grande evolução em relação à geração anterior, inclusive com um design que deu um passo adiante mantendo a essência do modelo e que, além do seu rendimento e melhorias em suas entranhas, também trouxe mais edições especiais do que nunca, com os extremos GT2 e GT3 RS, raridades exclusivas e apreciadas como o 911 R e o GT3 Touring, e sem ir muito longe, este Speedster.
Também foi a geração que viveu o 50º aniversário da saga 911 celebrado em 2013, um marco que deu lugar ao mencionado 911 R. Claro que nem tudo foi perfeito. Durante um tempo parecia que a transmissão manual no GT3 não voltaria jamais, mas o tempo demonstrou que a Porsche continua comprometida com seu cliente mais purista e com os amantes do 911, oferecendo versões para todos os gostos, apoiando-se na musculatura econômica que aportam outros modelos da casa muito mais vendidos, como os Cayenne, Macan, Panamera, Boxster e Cayman.
Durante esta geração a Porsche vendeu 233.540 exemplares do 991 em todo o mundo, um número que demonstra a boa saúde de um modelo que parece que seguirá fazendo parte da linha Porsche e do mundo automobilístico ainda por muitos anos.