2020 - BUGATTI CENTODIECI

Ao contrário de outras versões e edições especiais baseadas no Bugatti Chiron, o novo Bugatti Centodieci conta com grandes novidades na parte técnica, pois se trata de uma versão mais leve e também potenciada do esportivo de 16 cilindros e 4 turbos. O novo modelo conta com 1.600 cv e 20 quilos a menos que o Chiron.
Como já dissemos aqui quando mostramos as primeiras imagens vazadas do modelo, o novo Bugatti Centodieci é uma nova edição limitada baseada no Bugatti Chiron que trata de prestar homenagem ao Bugatti EB-110 SS, a versão mais potente do esportivo de 12 cilindros e 4 turbos que foi criada pelo projeto Bugatti Automobili, de cujas cinzas nasceu a marca atual assim como a conhecemos, após ser adquirida previamente pelo Grupo Volkswagen.
Este modelo conta com uma nova carroceria que se inspira nas linhas e alguns traços do clássico Bugatti EB-110 SS, como é o caso de sua grade dianteira, as rodas, as entradas de ar laterais inferiores e superiores (estas últimas com as mesmas formas ovaladas) e a parte traseira, onde surgem novas luzes LED que simulam as formas da zaga do EB-110 e o enorme aerofólio traseiro. Da mesma maneira, seu nome, Centodieci, significa 110 em italiano.
Ao contrário de outras edições limitadas, como o Bugatti Chiron Sport e o Bugatti Divo, o novo Bugatti Centodieci conta com modificações mecânicas. Embora a empresa não especificasse todas as novidades implementadas, confirmou o novo rendimento do motor, que agora entrega 1.600 cv no lugar dos 1.500 cv do Chiron. Por enquanto não foi revelado o número do torque, que no caso do Chiron se situa nos 1.600 Nm no máximo.
Graças ao novo potencial mecânico, o novo modelo também é um pouco mais rápido que o esportivo no qual se baseia. Segundo a marca francesa, o novo Centodieci é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em somente 2.4 segundos, e se continuar acelerando pode alcançar os 200 km/h em 6.1 segundos e os 300 km/h em 13.1 segundos. Curiosamente, embora seja mais rápido em aceleração, o Centodieci tem uma velocidade máxima inferior, pois foi limitada eletronicamente a 380 km/h, frente aos 420 km/h que é capaz de alcançar o Chiron standard.
No total solo serão fabricados 10 exemplares do Bugatti Centodieci, cada uma deles a um preço base de 8 milhões de euros. Mas como é habitual em todos os modelos da marca, cada cliente poderá pedir tudo o que desejar na hora de configurar sua unidade, de modo que o preço só pode subir. Como era esperado, todas estas 10 unidades já têm proprietário, mesmo antes de o modelo ser apresentado.