2020 - BUGATTI CHIRON NOIRE

No último Salão de Genebra 2019, a Bugatti quis prestar uma homenagem ao modelo mais famoso e belo criado por seu fundador, Jean Bugatti. Tratava-se do Type 57 SC Atlantic, um modelo do qual só foram criados quatro exemplares entre 1936 e 1938, e entre eles uma elegante unidade na cor preta conhecida como ‘La Voiture Noire’, desaparecida no começo da Segunda Guerra Mundial, que era sem dúvida a mais apreciada. Na verdade, se hoje ela fosse encontrada seria o carro mais valioso da história.
Inclusive provavelmente até mais que o novo ‘La Voiture Noire’ que conhecemos no começo do ano e que é sem dúvida o automóvel mais exclusivo e caro (seu preço ronda os 11 milhões de euros) que foi fabricado pela Bugatti desde que é propriedade do Grupo VAG, principalmente porque se trata de um one-off. Desde sua apresentação em Genebra o modelo despertou uma enorme atenção em seguidores de todo o mundo e, é claro, também em clientes da marca. Assim, a Bugatti decidiu fazer uma edição especial na linha atual do Chiron que continua essa homenagem ao ‘La Voiture Norie’. Mas esta edição limitada a somente 20 unidades é composta de duas versões.
Os Bugatti Chiron Noire Sportive e Bugatti Chiron Noire Elegance, duas versões que como seus nomes indicam, têm o preto como protagonista, uma cor presente em suas pinças de freio de carbono e na carroceria de carbono, que no primeiro deles recebe um acabamento fosco. Outro detalhe presente é a elegante linha em forma de ‘C’ em um acabamento cinza brilhante ou fosco, também dependendo da versão escolhida, assim como outras peças em alumínio, insígnias especiais a as rodas Caractère.
Embora a Bugatti não tenha facilitado imagens, o preto também é o protagonista no interior, só deixando um acabamento em alumínio fosco na zona da iluminação no caso do Noire Elegance, enquanto que no Noire Sportive a escuridão é total, inclusive os frisos de alumínio, botões e maçanetas das portas mostram um acabamento preto fosco.
Para impulsionar esta escultura sobre rodas se recorre mais uma vez ao motor W16 com quatro turbos com 1.500 cv e 1.600 Nm de torque. No entanto, tendo em conta que a base deste modelo é o Chiron Sport, estamos diante de um modelo 18 kg mais leve que a versão padrão.
De fato, não estamos diante de uma produção limitada, mas de uma atualização disponível para 20 exemplares do Chiron já existentes, que seus clientes poderão solicitar por um preço de 100.000 euros adicionais. Isto significa que ficar com um destes modelos custará pelo menos três milhões de euros.