2023 - FERRARI F812 COMPETIZIONE TAILOR MADE

A casa de Maranello apresentou em 2021 a interpretação da sua alma de competição. Batizado como Ferrari F812 Competizione, a má notícia é que só serão produzidos 999 exemplares. Para quem não conseguiu reservar sua unidade, está com sorte, porque o exemplar único que aparece nas imagens será leiloado pela Ferrari, em New York, no dia 17 de outubro, com fins beneficentes para projetos de educação.
O que torna este exemplar tão exclusivo não é sua aerodinâmica ou seu motor V12, mas seu design. Trata-se do único exemplar que exibe uma decoração desenhada a mão pelo designer-chefe da Ferrari, Flavio Manzoni. Ele chama a sua última criação de um “esboço de automóvel”, já que o design representa “uma transferência manual dos traços de lápis do desenho do qual nasceu”.
Os traços em Nero DS fosco sobre a carroceria Giallo Tristrato fosco ressaltam as linhas e as sombras do F812 Competizione, dando-lhe uma dose extra de dramatismo. A combinação de cores é inspirada nos esboços pretos sobre cartolina amarela que são uma prática comum nas primeiras etapas do desenvolvimento de qualquer veículo no Ferrari Styling Center.
O interior apresenta um tema similar, com estofamentos na cor amarelo brilhante e preto, além de alguns detalhes de fibra de carbono. Os aspectos mais destacados são os gráficos de esboços nos bancos, O estofamento em Alcantara ecológica - feita com 65% de poliéster reciclado - e o piso SuperFabric com um padrão de trevo preto. Debaixo do capô, o carro se mantém intacto.
É claro que uma das maiores virtudes do Ferrari F812 Competizione é a sua potência. O esportivo italiano equipa uma versão melhorada do motor V12 de 6.5 litros aspirado que eleva a cifra dos 812 cv do F812 Superfast a nada menos que 830 cv. A linha vermelha no conta-giros fica nos 9.500 giros e, curiosamente, o torque baixa de 717 para 692 Nm.
A transmissão automática de dupla embreagem com 7 velocidades inclui um novo software que reduz os tempos de troca de marcha em 5%, mantendo as mesmas relações do F812 Superfast. Graças a isso, o F812 Competizione declara uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em 2.85 segundos, podendo superar os 340 km/h.
Entre as melhorias mecânicas para o motor V12 cabe destacar o redesenho de muitos dos componentes, incluindo novas bielas de titânio 40% mais leves que as do Superfast e um novo revestimento de carbono ‘similar a um diamante’ no comando de válvulas e nos pinos dentro dos pistões, a fim de reduzir a fricção e aumentar a durabilidade.
As revisões do motor também incluem um virabrequim mais leve e reequilibrado, ao mesmo tempo que a admissão agora apresenta tratos de admissão de geometria variável. A cereja do bolo é um novo sistema de escape que utiliza tubos retangulares montados em cada extremo do para-choque traseiro.