1965 - FORD GT40 ROADSTER PROTOTYPE

Embora na época chegassem a ser fabricados 6 exemplares desses protótipos, a verdade é que nenhum conseguiu sobreviver até o dia de hoje, salvo o exemplar que aparece nas imagens, o que torna o carro uma peça única, de um valor histórico incalculável. Os outros carros ou foram destruídos ou foram reconvertidos em Coupe enquanto o programa esportivo do GT40 esteve ativo.
Este foi um dos 12 protótipos originais do GT40, dos quais foram fabricados 6 exemplares do tipo Roadster, incluindo o GT40 X-1 Roadster, mas este foi um one-off muito modificado pela Kar Kraft, Shelby e McLaren, com a intenção de testar diferentes elementos e configurações para o GT40, por isso é que também chegou a competir. No entanto, esse único exemplar do X-1 Roadster também foi destruído, portanto, tampouco conseguiu sobreviver até nossos dias.
O exemplar das imagens foi o oitavo protótipo da série de 12 e o primeiro dos 6 Roadsters, e foi testado como protótipo de desenvolvimento em circuitos como Laguna Seca, Sebring e Daytona, sendo pilotado por nomes como Ken Miles, Carroll Shelby e Jim Clark.
Com exceção deste, todos os protótipos Roadster fabricados foram convertidos pouco depois em Coupe, sendo acrescentados painéis no teto do carro. Assim mesmo, da fornada original de 12 protótipos, foi o único que conseguiu permanecer fiel à sua configuração original, pois inclusive os protótipos com teto fechado sofreram diversas modificações durante sua vida.
Este exemplar encontra-se à venda no especialista em veículos clássicos Girardo & Co por um preço não declarado, o que significa que deve ser um valor muito alto. Levando em conta sua natureza e é claro, seu status de peça única, espera-se um preço com mais de sete dígitos. O Ford GT40 mais caro vendido até hoje foi o de chassi P1074, que conseguiu alcançar os 11 milhões de dólares no leilão da RM Auctions em Monterey 2012, tornando-se um dos 10 modelos americanos mais caros da história, depois do primeiro Shelby Cobra original, com o chassi CSX2000, leiloado no ano passado, precisamente em Monterey, atingindo um valor de 13,75 milhões de dólares.
É estranho que um veículo com essas características não tenha participado de nenhum grande leilão este ano. Já que seria, mais que provavelmente, uma das peças mais importantes do evento, obtendo um alcance midiático sem igual. Por enquanto, o GT40 Roadster está disponível através do pessoal da Girardo & Co, que tem sede em Londres, embora isso não signifique que o veículo se encontre no Reino Unido.