2022 - FORD PUMA HYBRID RALLY1 M-SPORT

A M-Sport Ford World Rally Team (WRT) apresentou hoje aos fãs do universo do esporte motorizado as primeiras fotografias da atrativa imagem de competição com que o novo M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1 eletrificado irá ser apresentado no Campeonato do Mundo de Rallys (WRC) FIA de 2022.
O novo M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1 fará a sua estreia em competições no Rally de Monte Carlo, que ocorrerá entre os dias 20 e 23 de janeiro. Serão três os carros que irão apresentar-se ao longo da campanha do WRC 2022, conduzidos por Craig Breen, Adrien Fourmaux e Gus Greensmith.
Em complemento, Sébastien Loeb, o nove vezes Campeão do Mundo de Rallys FIA, irá juntar-se ao M-Sport Ford World Rally Team completando o plantel na largada da edição deste ano do Rally de Monte Carlo, um rally que o próprio já venceu por sete vezes até esta data.
A temporada de 2022 do WRC assinala o 25º aniversário de uma parceria de enorme sucesso entre Ford e M-Sport, já premiada com um total de sete campeonatos e mais de 1.500 vitórias em etapas de rallys icônicos, alcançadas por modelos como os Ford Fiesta WRC e Ford Focus RS WRC da M-Sport. Desde o início desta parceria, a M-Sport e a Ford alcançaram um recorde de pontuações consecutivas no campeonato de construtores, num total de 268 pontos.
Formações do M-Sport Ford World Rally Team no Rali de Monte Carlo:
Craig Breen (Piloto) e Paul Nagle (Navegador)
- Primeiro rally: Rally de Portugal 2009
- 22 melhores tempos em etapas
- 69 rallys disputados
- 288 pontos
Adrien Fourmaux (Piloto) e Alex Coria (Navegador)
- Primeiro rally: Rally de Monte Carlo 2019
- 1 melhor tempo em etapas
- 26 rallys disputados
- 45 pontos
Gus Greensmith (Piloto) e Jonas Andersson (Navegador)
- Primeiro rally: Rally de Gales GB 2014
- 58 rallys disputados
- 91 pontos
Sébastien Loeb (Piloto) e Isabelle Galmiche (Navegadora)
- Primeiro rally: Rally da Catalunha/Espanha
- 9 títulos de Campeão
- 925 melhores tempos em etapas
- 180 rallys disputados
- 1.727 pontos
“Um dos aspetos mais cativantes do WRC ao longo dos anos tem sido a ligação clara entre os carros de rally de elevada performance e os seus equivalentes em estrada”, afirmou Mark Rushbrook, Diretor Global da Ford Performance. “É por isso que é tão importante que esta nova era do WRC reflita a transição da nossa indústria para a eletrificação. Na Ford, estamos totalmente comprometidos com um futuro eletrificado, de modo que fazer campanha com o M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1 nas mais difíceis condições vai ajudar-nos a desenvolver, ainda mais, motorizações eletrificadas de excelência para os nossos clientes”.
Alimentado com princípios semelhantes ao Puma EcoBoost Hybrid de estrada, em que se baseia, o novo M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1 é o primeiro carro de competição eletrificado da Ford. Uma motorização híbrida de próxima geração recolhe a energia gerada durante uma frenagem e o coasting, armazenando-a numa bateria de 3.9 kWh. Essa energia é então usada para complementar a performance do motor a gasolina EcoBoost turbo de 1.6 litros, mecânica pluri-vencedora de campeonatos, com boosts de energia repetidos, até ao máximo de três segundos, gerados a partir de um motor elétrico de 100 kW.
O modelo também pode recorrer à sua motorização eletrificada para os percursos em que tenha que atravessar localidades, cidades, parques de assistência e determinadas seções entre especiais de classificação, usando energia puramente elétrica. A bateria pode ser recarregada utilizando uma fonte de energia externa em pontos de serviço dedicados entre especiais de classificação, com uma recarga demorando aproximadamente 25 minutos.
Além disso, os concorrentes da categoria FIA WRC Rally1 poderão usar um combustível sem conteúdos fósseis a partir da temporada de 2022, em que se misturam elementos sintéticos e biodegradáveis para produzir um combustível 100% sustentável.
“Têm sido tempos muito ocupados na preparação dos carros e da equipe para o Rally de Monte Carlo do próximo final de semana e para o começo da temporada do Campeonato do Mundo de Rallys 2022, para o qual valerá a pena o esforço”, disse Richard Millener, Diretor do M-Sport Team. “Com a ajuda e apoio de colegas da Ford em todo o mundo, produzimos um carro fantástico com enorme potencial, de modo que mal podemos esperar para o demonstrar ao longo do ano. Um grande obrigado a todos os envolvidos que permitiram chegar a esta fase, ajudando-nos a cumprir prazos tão apertados, sendo que nos sentimos muito orgulhosos por representar a Ford neste palco mundial no nosso 25º ano de parceria!”.
Caraterísticas Técnicas do M-Sport Ford Puma Hybrid Rally1:
Motor de combustão interna (ICE)
- Ford 1.6 EcoBoost, turbo, a gasolina, 4 cilindros em linha
- Potência máxima: 380 cv
- Torque máximo: 420 Nm
- Restritor do motor: 36 mm
Sistema de bateria elétrica
- Boost máximo: 100 kW
- Input máximo de regeneração: 30 kW
- Período de boost máximo: 3 segundos
- Boost de energia máximo por aceleração: 250 kJ (determinado pela FIA de acordo com a extensão da especial de classificação e tipo de superfície)
- Peso: 95 kg
- Arrefecimento: Líquido/ar
ICE e sistema de bateria elétrica combinados
- Potência máxima: > 500 hp
- Torque máximo: > 500 Nm
Transmissão
- Caixa de velocidade manual sequencial de 5 relações
- Divisão de torque 50/50; tração integral
- Diferenciais dianteiro e traseiro mecânicos de deslizamento limitado
- Diferencial central do tipo spool
- Duplo disco, embreagem sinterizada
Frenagem
- Terra: freios a disco de 300 mm, arrefecidos a ar
- Asfalto: freios a disco de 370 mm, arrefecidos a ar
- Pinças de 4 pistões
Performance
- Aceleração (terra e asfalto): 0 a 100 km/h em cerca de 3.2 segundos
Peso & dimensões
- Peso mínimo: 1.260 kg
- Distância entre os eixos: 2.600 mm