2022 - FORD PUMA RALLY1

Entre os dias 8 e 11 de julho será celebrado o Festival da Velocidade de Goodwood 2021. O famoso evento é uma ocasião perfeita para mostrar alguns dos últimos avanços da indústria automobilística, e a Ford quis aproveitar essa oportunidade. Em estreita colaboração com a M-Sport, a marca de Dearborn apresenta o protótipo Ford Puma Rally1 com o qual participarão no Campeonato Mundial de Rallys da FIA a partir de 2022.
Este modelo “ajudará a inaugurar uma emocionante nova era de competição eletrificada no Campeonato Mundial de Rallys da FIA”, segundo o comunicado de imprensa. A grande novidade neste aspecto não é apenas o fato de que a Ford competirá com um SUV, mas também tem a ver com seu sistema de propulsão, já que o Puma Rally1 está equipado com um sistema híbrido plug-in e “utilizará um combustível 100% sustentável na competição”.
A Ford não deu muitos detalhes sobre o sistema de propulsão de seu novo carro de rallys. O Puma Rally1 estará equipado com um “motor híbrido de nova geração”. O sistema é composto de um motor a gasolina EcoBoost de 1.6 litros, ganhador do campeonato, com um motor elétrico de 100 kW e uma bateria de 3.9 kWh.
Também explicou que o Ford Puma de competição funciona com os mesmos princípios da versão EcoBoost Hybrid do modelo de rua. O sistema de propulsão captura a energia que normalmente se perde durante a frenagem e a desaceleração, e a armazena em uma bateria. Esta energia é utilizada para alimentar um motor elétrico que, no caso do Puma Rally1, melhora o desempenho em forma de impulso. Estes impulsos têm uma duração de até três segundos, realizam-se repetidamente durante uma corrida e geram até 100 kW (136 cv) de potência.
Por sua vez, a bateria pode ser recarregada utilizando uma tomada externa entre etapas de um mesmo rally. Os tempos de carga são de aproximadamente 25 minutos. O sistema híbrido tem um peso de 95 quilos e é refrigerado por líquido e ar. Para maior segurança, está alojado dentro de uma carcaça de resistência balística para resistir ao impacto dos destroços e das forças G em caso de acidente.
Além disso, as equipes que participarem no FIA WRC Rally1 irão utilizar um combustível não fóssil 100% sustentável a partir da temporada 2022. Ele é obtido da mistura de elementos sintéticos e biodegradáveis. Os espectadores em Goodwood poderão presenciar em primeira mão a famosa subida da colina feita com o Ford Puma Rally1. No comando do novo protótipo estará Adrien Fourmaux, piloto da M-Sport Ford WRT, e Matthew Wilson, piloto de testes da M-Sport Ford.