2022 - MASERATI MOSTRO BARCHETTA ZAGATO

Há 7 anos, a Zagato apresentou um desses carros especiais que a empresa italiana nos brinda de vez em quando. Seu nome era Maserati Mostro Zagato e era um elegante coupe inspirado no clássico Maserati 450 S Coupe Zagato de 1957 de Le Mans que servia para celebrar os 100 anos da marca do tridente.
Agora, ambas as empresas italianas voltam a unir seus caminhos, de novo aproveitando o luxuoso cenário de Villa d’Este, para apresentar a versão conversível daquele modelo com o novo Mostro Barchetta Zagato Powered by Maserati.
Em termos de design a fórmula é exatamente a mesma que em seu irmão coupe. Um modelo de dois lugares com um marcado estilo retro inspirado no Maserati 450 S Coupe Zagato, com uma carroceria totalmente feita à mão, embora agora com uma traseira redesenhada, eliminando o teto da versão coupe e acrescentando uma traseira muito mais elegante com um final muito levantado ao estilo da marca e com duas suaves saliências que saem de trás dos bancos traseiros. A parte frontal também chama a atenção por sua marcada imagem retro com dois faróis ovalados e uma grade de estilo clássico com a assinatura da Maserati no centro e um inclinado para-brisa arrematando o trabalho.
O chassi deste Mostro Barchetta renasce a partir de uma estrutura de fibra de carbono MonoCell, com um subchassi traseiro de aço onde se aloja a suspensão traseira e o escape. Uma suspensão dianteira e traseira de dupla forquilha contando com amortecedores ajustáveis que são acompanhados de rodas multi-raio e porca simples de 19 polegadas e pneus medindo 255/40 R19 na dianteira e 295/35 R19 na traseira, acompanhado de freios AP Racing.
No entanto, a parte mais chamativa deste modelo e que lhe diferencia de seu irmão coupe é a oferta mecânica. Acontece que em 7 anos o mundo automobilístico mudou muito, e agora a Zagato oferece este modelo com dois motores distintos da Maserati a escolher. Por um lado, um V8 de 4.2 litros aspirado com 420 cv de potência e por outro o novo Nettuno V6 biturbo de 3.0 litros, ou seja, o mesmo motor que alimenta o novo Maserati MC20, que neste modelo da Zagato oferece 630 cv.
Qualquer que seja o motor escolhido, ele estará colocado na posição central dianteira com uma perfeita distribuição de peso 50/50 para um total de 1.200 kg. Toda a potência irá diretamente às rodas traseiras através de uma transmissão manual de 6 velocidades. Uma fórmula que garantirá a condução mais pura, já que também não conta com controle eletrônico de tração.
Como seu irmão fechado, este Zagato Mostro Barchetta, apresentado em Villa d’Este, se converterá em uma série limitada de apenas 5 exemplares, todos eles já com dono e personalizados segundo as preferências de cada um. Seu preço não foi revelado, mas chama a atenção que estamos falando de um produto de autêntico luxo à altura de outras obras da Zagato.