2023 - MERCEDES-AMG GT 63 S E PERFORMANCE 4-DOOR

Era um dos modelos mais esperados para este mês de setembro e finalmente é uma realidade. Com o objetivo de mostrá-lo ao público no próximo Salão de Munich, o pessoal de Affalterbach revelou esta semana todos os detalhes e imagens oficiais do Mercedes-AMG GT 63 S E Performance de quatro portas.
A nível estético as modificações são menores, limitando-se às insígnias ‘E Performance’ e à tampa da tomada na parte traseira. Também são oferecidas novas rodas de liga leve de 20 e 21 polegadas, cada uma em duas versões de cor. Arrematam o conjunto o AMG Night Package II e uma combinação do Night Package e o Carbon Package.
As imagens revelam algumas mudanças sutis no interior, como as telas e funções específicas do powertrain híbrido. Isso inclui gráficos na tela de infotainment que mostram o fluxo de energia do sistema. Curiosamente, os passageiros dos bancos traseiros também podem ter acesso à informação sobre o fluxo de energia.
Com a permissão do Project One, trata-se do veículo de produção mais poderoso do fabricante alemão, pois debaixo do seu capô encontra-se um motor V8 biturbo de 4.0 litros que funciona junto com um motor elétrico localizado no eixo traseiro. Este motor está integrado em uma transmissão de duas velocidades com mudança elétrica.
Tampouco falta um diferencial traseiro de deslizamento limitado controlado eletronicamente. Em conjunto, o Mercedes-AMG GT 63 S E Performance de quatro portas gera espetaculares 831 cv de potência e 1.400 Nm de torque máximo. O automóvel também conta com um gerador de arranque acionado por correia com 14 cv.
A equipe de engenheiros de Affalterbach trabalhou em estreita colaboração com a oficina de motores de Fórmula 1 da Mercedes-AMG no Reino Unido para criar um pacote de baterias potente, mas leve. A bateria de 6.1 kWh inclina a balança até 89 kg. Em conjunto, o pacote elétrico produz 204 cv, de modo que está focado na potência, não na autonomia.
O GT 63 declara uma autonomia elétrica de apenas 12 quilômetros. Agora, é mais rápido que o GT Black Series Coupe, pois acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2.9 segundos (frente aos 3.1 segundos) e leva menos de 10 segundos para alcançar os 200 km/h.
O veículo é entregue com um carregador de CA integrado de 3.7 kW e, de acordo com a AMG, foi projetado para uma entrega de energia rápida. Uma característica chave do pacote de baterias é o refrigerante de alta tecnologia que utiliza. Trata-se de um líquido não condutor que flui ao redor das 560 células e as esfria individualmente.
Aproximadamente 14 litros de refrigerante fluem continuamente através do pacote de baterias para mantê-lo na temperatura ótima de 45 graus centígrados, independentemente da frequência com a qual se carregue ou descarregue.
O conjunto de novidades técnicas começam com até sete modos de condução no AMG Dynamic Select: Elétrico, Confort, Esportivo, Sport , Corrida, Escorregadio e Individual. A maioria deles falam por si mesmos, embora o modo Escorregadio é particularmente interessante, já que reduz a potência e oferece uma curva de torque mais plana.
Todos os Mercedes-AMG GT 63 S E Performance vem de série com suspensão pneumática AMG Ride Control com nivelação automática e amortecimento ajustável adaptativo controlado eletronicamente.
O carro também está equipado com freios carbocerâmicos. Os discos dianteiros têm um diâmetro de 420 mm e pinças de seis pistões, enquanto que os discos traseiros alcançam um diâmetro de 380 mm e têm pinças de um pistão.