2022 - PEUGEOT 9X8

Le Mans e o Mundial de Resistência em geral terão um ano de 2022 que não parará de gerar manchetes, tudo graças a uma mudança no regulamento que afetará principalmente as categorias mais poderosas. Os novos Hypercars abrem um novo paradigma no campeonato com carros mais acessíveis de produzir e custos operacionais mais baixos, de modo que muitas marcas regressarão e outras estrearão. A Peugeot foi uma das primeiras a anunciar seu regresso há quase um ano e agora revela um primeiro adiantamento do carro com o qual a marca francesa buscará voltar a dominar este campeonato, o Peugeot 9X8.
Seguindo a filosofia de design da marca, o 9X8 toma os traços tão marcados da Peugeot ao apresentar-se com uma frente que incorpora luzes LED divididas em três tiras de cada lado. Além disso, o design geral do carro é formado por linhas suaves e contínuas que buscam maximizar sua eficiência aerodinâmica. Aqui se destaca que na parte traseira não há um aerofólio gigantesco como em outros adversários que já adiantaram imagens de seus carros.
A razão destas formas deve-se ao fato de que a Peugeot aproveitou ao máximo as liberdades que o novo regulamento permite para gerar a carga aerodinâmica com uma nova série de elementos que conseguiram modificar. Com isso, conseguiram tirar grande parte dessa responsabilidade do aerofólio traseiro. Uma filosofia que só saberemos se é mais poderosa que a de seus rivais uma vez que os carros cheguem às pistas.
Para impulsionar este carro, a Peugeot decidiu utilizar um motor V6 biturbo de 2.6 litros acoplado a uma transmissão sequencial de 7 velocidades que será apoiado por um sistema híbrido que alimentará somente as rodas dianteiras. Cabe destacar que pelo novo regulamento os carros só poderão gerar até 680 cv e ter um peso mínimo de 1.030 kg. Suas baterias serão projetadas em conjunto por Peugeot Sport e TotalEnergies/Saft.
A Peugeot planeja começar a rodar com este carro no final deste ano quando ele for apresentado com algumas pequenas alterações aerodinâmicas para iniciar os testes do carro com o qual estrearão oficialmente na temporada 2022 para disputar as 24 Horas de Le Mans e o Mundial de Resistência completo. Aqui cabe esclarecer que o regulamento LMH da WEC estipula que os carros pertencentes as estas categorias devem estar baseados em um carro de produção, limitado pelo menos a 20 unidades, de modo que em teoria, a Peugeot deverá apresentar uma versão de rua do 9X8, exatamente como fará a Toyota com o GR Super Sport, Aston Martin com o Valkyrie, Ferrari com o sucessor do LaFerrari, entre outros.