2022 - PEUGEOT e-RIFTER BY VANDERER

Os motorhomes e as vans campers aumentaram sua presença consideravelmente nos últimos anos. A vontade de distanciar-se de tudo, principalmente depois dos sucessivos lockdowns acontecidos devido à pandemia, fez com que as vendas deste tipo de veículos disparassem, dando novas ideias às empresas especializadas na transformação de vans, inclusive as leves.
Na Peugeot, se o Traveller é geralmente escolhido por seu generoso tamanho interior, mas o Rifter também pode ser um bom companheiro de viagem. O segmento dos veículos de lazer segue relativamente ‘intacto’, diante da iminente chegada da eletrificação forçada.
Neste caso, o Peugeot e-Rifter é uma das primeiras vans 100% elétricas disponíveis para o público amante dos veículos recreativos. Este projeto, na verdade, é obra da empresa alemã Vanderer.
Como se pode ver nas imagens, o e-Rifter by Vanderer oferece muita praticidade em um espaço bastante reduzido. A Vanderer baseou seu projeto em uma versão L2 de 4.75 metros de comprimento, que é 35 centímetros mais longo que a versão L1.
Como costuma ocorrer neste tipo de vans, todas as funcionalidades estão agrupadas em um módulo desmontável que pode ser personalizado sem necessidade de ferramentas. Cozinha, geladeira, pia... o essencial está localizado nesse módulo. Inclusive é possível que durmam quatro pessoas no interior.
A eletricidade significa, obviamente, ter cuidado com a autonomia e os tempos de recarga. E os viajantes que se deslocam com bastante frequência deverão prestar atenção nas cifras anunciadas.
Com uma bateria de 50 kWh, a van da marca francesa oferece uma autonomia de 270 km. Desta forma, o Peugeot e-Rifter by Vanderer não será o companheiro de viagem ideal para aqueles que queiram ir longe e rápido. No entanto, esta filosofia está muito longe do espírito de qualquer adepto do camping, onde ter tempo e curtir a viagem é uma virtude.
Será possível recuperar 80% da bateria em um ponto de carga rápida, enquanto que em um ponto de carga doméstico levará cerca de 30 horas. Na Alemanha, a van está disponível por 65.480 euros. O modelo ainda não está disponível em outros mercados.