2021 - TOYOTA GR010 HYBRID

O fabricante japonês acaba de apresentar o espetacular Toyota GR010 HYBRID. Trata-se do bólido com o qual a Toyota Gazoo Racing lutará na nova categoria LMH (siglas de ‘Le Mans Hypercar’) da WEC em 2021. Os campeões atuais e três vezes ganhadores em Le Mans tratarão de defender o seu título com este carro, que mais adiante contará com sua própria e exclusiva versão de rua.
O novo GR010 HYBRID da Toyota Gazoo Racing está equipado com um motor 3.5 V6 biturbo com 680 cv apoiado por um sistema híbrido. Uma mecânica térmica que é notavelmente maior que o motor de 2.4 litros que era utilizado pelo TS050 da LMP1. O sistema híbrido proporciona 272 cv de potência adicional. Mas é preciso ter em conta que de acordo com as regras, a cifra de desempenho total sempre será limitada a 680 cv.
Ou seja, em nenhum momento o conjunto propulsor poderá oferecer mais de 680 cv (500 kW). Isso implica que em algumas situações, a mecânica de combustão interna do Toyota GR010 HYBRID verá reduzida sua potência graças à avançada gestão eletrônica. A marca japonesa esteve desenvolvendo este carro durante os últimos 19 meses em Colônia (Alemanha) e Higashi-Fuji (Japão).
Comparado com seu antecessor, o novo Toyota GR010 HYBRID é 250 mm mais longo, 100 mm mais largo e 100 mm mais alto. O peso, por sua vez, alcança os 1.040 kg, um incremento significativo com relação aos 878 kg do TS050 anterior. Outra diferença importante é que com o novo regulamento da categoria LMH, os fabricantes só podem utilizar um pacote aerodinâmico. Este deve ser capaz de funcionar em qualquer circuito, sendo o aerofólio traseiro o único elemento ajustável.
Onde não há surpresas é quanto ao quadro de pilotos, que permanece inalterado em relação à temporada passada. Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez conduzirão o carro número 7, enquanto que Sebastian Buemi, Kazuki Nakajima e Brendon Hartley o de número 8.