ASTON MARTIN BULLDOG DE 1977 ALCANÇA SEU RECORDE DE VELOCIDADE 46 ANOS DEPOIS

Em 1977, a Aston Martin, na época propriedade dos americanos Peter Sprague e George Minden, fabricou o Aston Martin Bulldog, um superesportivo equipado com motor central, com o objetivo de que se tornasse o carro de produção mais rápido do mundo.
A marca britânica estabeleceu uma meta muito ambiciosa, alcançar os 380 km/h, mas ficou em ‘apenas’ 307.38 km/h, nos testes que realizou em 1979 no circuito de testes MIRA do Reino Unido. Inicialmente, a marca havia planejado fabricar uma pequena tiragem do Bulldog para alguns clientes, mas o projeto foi cancelado por razões de custo e nenhum desenvolvimento posterior foi realizado. Posteriormente, o único protótipo construído foi vendido.
Ao contrário do Bulldog, naquela época também existia o famoso Lagonda, do qual foram construídas algumas unidades e hoje é um dos carros mais exclusivos do mundo.
Agora, 46 anos depois, o Aston Martin Bulldog voltou a realizar um teste de velocidade e desta vez superou a barreira das 200 mph (321.87 km/h). Foi na semana passada em uma antiga base da Real Força Aérea em Campbeltown, Reino Unido, com o piloto Darren Turner ao volante. Turner foi capaz de levar o Bulldog a 330.56 km/h, a velocidade máxima alcançada.
Ainda está longe do objetivo estabelecido pela Aston Martin em 1977, mas sem dúvida demonstra que este protótipo fabricado há mais de quatro décadas roda muito mais rápido que alguns esportivos atuais. Para isso, utiliza um motor V8 turbo alimentado de 5.3 litros, que desenvolve uma potência entre 600 e 700 cv, uma cifra completamente maluca para os anos 70.
Seu atual proprietário, Phillip Sarofim, o restaurou de cima a baixo para alcançar sua velocidade máxima, um processo que levou 18 meses, sob responsabilidade da empresa britânica Classic Motor Cars.